[em construção]
Associação Experimental de Mídia Comunitária (Bem TV)
A Bem TV atua há 30 anos ofertando oficinas de tecnologia da informação e comunicação para adolescentes e jovens de comunidades periféricas. Em 2020, com o início da pandemia, reconhecendo que as orientações em saúde não podem ser entendidas como mero ordenamento de regras a serem cumpridas, e considerando as desigualdades sociais existentes, iniciou o projeto ‘Jovens Comunicadores: comunicação popular em favelas para o enfrentamento a desinformação e fake news’. Buscava-se fortalecer os vínculos comunitários e familiares, constituir uma rede e garantir informações seguras sobre direitos, saúde e prevenção da covid-19 em favelas de Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Como desdobramento, foi criada a ‘Agência Popular Jovens Comunicadores’, pautada pela defesa dos direitos da juventude e pela mobilização social, possibilitando aprofundar os conhecimentos técnicos e conceituais básicos da área de comunicação. Na Agência, jovens produzem conteúdos sobre questões sociais, territórios, direitos humanos, saúde e proteção social. Todo esse conteúdo é compartilhado por listas de transmissão das comunidades, redes sociais e parceiros locais.
Consistiu na continuidade das ações com jovens moradores de favelas com baixo acesso à renda e pouca oferta de serviços públicos. O objetivo era capilarizar informações em saúde, em especial sobre a vacinação ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), formando jovens comunicadores para produção, checagem e compartilhamento de conteúdos em saúde, e contribuindo para o enfrentamento das fake news. Os jovens receberam uma bolsa-auxílio de modo a garantir o acesso à renda e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Niterói (Preventório, Viradouro, Morro do Estado e Caramujo), São Gonçalo (Jardim Catarina, Sacramento e Bom Retiro) e Rio de Janeiro (Maré e Pavuna)
Jovens entre 16 e 29 anos moradores das comunidades
100 jovens comunicadores e 22 jovens da Agência Popular de Comunicação
7.500 pessoas alcançadas pelos conteúdos produzidos pelos jovens
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⇒ Encontros de formação com os jovens comunicadores (comunicação popular como um direito que garante outros direitos; saúde e importância da vacinação; educação; enfrentamento do racismo, da violência e da desigualdade; gênero e direito das mulheres; imagem, produção de sentido, representação e discurso; cultura digital, internet no Brasil e liberdade de expressão; juventude e mobilização; ferramentas de produção de conteúdo; o ato da escrita; escuta das pessoas dos territórios; mapeamento de redes de apoio, atenção e garantia de direitos; coletivização das pautas; disputa de narrativas; políticas intersetoriais; ocupação dos espaços de participação social);
⇒ Produção e compartilhamento de conteúdos pelos jovens;
⇒ Atuação dos jovens na Agência;
⇒ Lives com Aline Souza (organização de trabalhadores em cooperativas populares) e Rodrigo Brandão (indústria do entretenimento e audiovisual).
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