Para promover a conscientização e o engajamento dos jovens em relação à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde reuniu mais de 60 jovens de diferentes áreas do DF no dia 30 de agosto.
Na abertura da oficina “Ativação da rede Juventude, Saúde e ODS” o coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, apresentou aos jovens a Fundação e suas ações para o alcance dos ODS. A atividade contou com a participação da coordenadora da Agenda Jovem da Fiocruz, Luciane Ferrareto, que descreveu dados sobre a juventude (trabalho, gênero, educação) as principais ações da Agenda Jovem Fiocruz, e discutiu o que é juventude contemporânea, assim como atualizou os participantes sobre os marcos legais da juventude.
Os jovens foram organizados em grupos para identificação dos ODS mais relevantes para seus territórios e discutiram como podem contribuir para a promoção dos ODS.
O analista de gestão em saúde da Fiocruz Brasília, Edward Torres Maia explicou que esta iniciativa é parte das ações da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o Enfrentamento da Covid-19 (Picaps), realizada por meio de emenda parlamentar e que contempla a realização de pesquisa científica sobre essa ação nos territórios do DF. A Agenda 2030 é um compromisso reforçado dos países que participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015, e contempla os 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil – e é a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos no mundo. Ela apresenta diferentes metas, norteadores e perspectivas para a dignidade e a qualidade de vida das pessoas, sem comprometer o meio ambiente e as gerações futuras.