Lançamento da ComPAPS na Plataforma IdeiaSUS será nesta quarta (15), às 17h

Fiocruz Brasília 13 de dezembro de 2021


A Fiocruz Brasília realiza, na próxima quarta-feira (15/12), às 17h, o lançamento da Comunidade de Práticas Atenção Primária à Saúde (APS) e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19 (ComPAPS) na Plataforma IdeiaSUS. A ComPAPS é fruto de uma parceria entre a Fiocruz e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Rockefeller. O evento será online, no canal da VideoSaúde no YouTube.

 

A ComPAPS tem como objetivo envolver técnicos, gestores e pesquisadores das áreas da saúde e da assistência social que atuam com populações em situação de rua, e conhecer as estratégias desenvolvidas na pandemia de Covid-19, de modo a sistematizar reflexões sobre o tema, disseminando e multiplicando boas práticas. Com moderadores em todas as unidades federadas do país, o projeto realiza encontros estaduais e nacionais com o intuito de promover o debate das temáticas compartilhadas pelos diferentes territórios.

 

Com o ingresso no IdeiaSUS, novos usuários poderão se inscrever para participar da ComPAPS na Plataforma, onde terão acesso a um ambiente de interação e também a publicações sobre a temática, que, muitas vezes, estão dispersas, como artigos científicos, cartilhas, vídeos e notícias, além de um calendário de eventos.  

 

“As Comunidades de Práticas do IdeiaSUS têm uma importância fundamental porque criam um ambiente onde as pessoas podem permanentemente fazer trocas sobre as experiências, nesse caso sobre os trabalhos com a população em situação de rua”, diz o coordenador do IdeiaSUS e assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel. “As Comunidades são preenchidas a cada momento com novas experiências, e promovem a possibilidade de olhar para essas experiências como tecnologias sociais, que permanecem o tempo inteiro agregando novas ideias. As Comunidades se conjugam com as outras estratégias – publicização, sistematização e curadoria – e essa combinação forma o IdeiaSUS como um ambiente de desenvolvimento e inovação”, acrescenta. 

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, destaca o caráter coletivo da ComPAPS. “Essa atividade vem sendo tecida com muito cuidado em cada detalhe, com foco em práticas mais agregadoras e afetivas de acolhimento da população em situação de rua, mobilizando uma rede que permita a capilaridade das ações”, afirma. Já a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Fiocruz Brasília, e uma das coordenadores da ComPAPS, Márcia Muchagata, chama atenção para o ineditismo da iniciativa. “A população em situação de rua é extremamente invizibilizada e até quem trabalha no atendimento a ela acaba tendo pouca visibilidade. Com a criação de uma plataforma nacional, as pessoas ganham um espaço de intercâmbio de ideias. Assim como as outras comunidades do IdeiaSUS, a ComPAPS terá um banco de boas práticas”, adianta. “Todos com quem falamos recebem muito bem a proposta. Havia uma carência de espaços de intercâmbio para discutir os desafios do atendimento à população que vive nas ruas”, comenta. 

 

Com a ComPAPS, além da interação e de produtos de conhecimento disponíveis na Plataforma IdeiaSUS, espera-se subsidiar pesquisas e mapear demandas de formação que poderão ser atendidas por meio de ofertas educacionais da Fiocruz e da UNA-SUS.

 

No evento de lançamento, nesta quarta (15/12), às 17h, além de Fabiana Damásio e Valcler Rangel, participam a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss; e o coordenador do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua, Vanilson Torres. Estará presente também representante do Conasems.

 

Para participar do lançamento online nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 17h, acesse o canal da VideoSaúde no YouTube.

 

Leia também

Começa a operar a Comunidade de Práticas APS e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19

Pandemia de Covid-19 muda perfil de população em situação de rua

Consultório na Rua – 10 anos de implementação das equipes criadas para garantir cuidado e cidadania às pessoas em situação de rua