Na próxima segunda-feira, 6 de junho, das 18h às 20h, o canal da Fiocruz Brasília no YouTube transmite a live “Resultados do Fórum de Homeopatia Fiocruz 2021”. A atividade tem como objetivo apresentar propostas para o fortalecimento das práticas homeopáticas no Sistema Único de Saúde (SUS). O Fórum foi criado como um desdobramento do Curso Introdutório de Homeopatia para Médicos da Rede Pública de Saúde, realizado de fevereiro a maio do ano passado, sob coordenação do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT/Fiocruz Brasília). A live se destina a todos os interessados no assunto, em especial aos egressos dos cursos livres já realizados sobre a temática e aos que têm acompanhado os debates do Fórum, que se estrutura em torno de quatro grupos temáticos de discussão – Ensino e Pesquisa; Políticas e Gestão; Assistência Homeopática e Medicina de Família e Comunidade; e O medicamento homeopático no SUS.
Pare receber o certificado de participação na live, é necessário fazer a inscrição prévia no Campus Virtual Fiocruz e, no dia do evento, preencher a lista de presença no chat do YouTube.
Além dos coordenadores do Fórum, os médicos Elizabeth Pinto Valente Souza e Reinaldo Gaspar Mota, participam da atividade André Fenner, pesquisador do PSAT/Fiocruz Brasília, Luiz Darcy Gonçalves Siqueira, representante da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), e Leandro Araújo da Costa, representante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares. Também estarão presentes representantes do Ministério da Saúde e do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz).
No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a homeopatia como especialidade médica desde 1980. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, que inclui a homeopatia. O Fórum Fiocruz busca fortalecer essa Política a partir dos princípios e fundamentos de uma especialidade que contribui, de forma complementar e humanizada, para a melhoria da saúde das populações.
Assista a live em www.youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial