Exposição e debate sobre mulheres na ciência

Fernanda Marques 20 de abril de 2022


Nas próximas quarta e quinta-feira, 27 e 28 de abril, o prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) recebe a Mostra de Ilustrações #Eu no futuro como cientista e a UnB, fruto de uma chamada pública realizada pela Universidade, por meio do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), e a Fiocruz Brasília. A partir da chamada pública, lançada em março deste ano e direcionada a meninas de 12 a 15 anos, estudantes de escolas públicas do Distrito Federal e entorno, foram classificadas 33 ilustrações e textos sobre o tema #Eu no futuro como cientista e a UnB. Os trabalhos estarão em exibição no hall do prédio da Reitoria e, em breve, também disponíveis on-line. Já no auditório do prédio da Reitoria, no dia 27/4, quarta, das 14h às 15h30, ocorre uma roda de conversa sobre mulheres na ciência.

 

Participam da atividade a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Machado Telles Walter; a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; a professora Adriana Ibaldo, do Instituto de Física da UnB; e a professora Mariana Siqueira, do Centro de Ensino Fundamental 34 de Ceilândia, que participou do Fórum Ciência e Sociedade com a Fiocruz Brasília. Como mediadora da conversa, a graduanda em medicina veterinária Hosana Gomes, que faz estágio no Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília.

 

A roda buscar proporcionar a troca de vivências entre pesquisadoras (experientes, em formação e futuras), promovendo um encontro de gerações no âmbito das comemorações dos 60 anos da UnB. O objetivo é reconhecer a importância das mulheres cientistas e incentivar as meninas a seguirem carreiras científicas.

 

No início da atividade, será anunciada a vencedora da Mostra de Ilustrações. Os trabalhos recebidos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da UnB e da Fiocruz Brasília, com base em critérios como interação entre desenho e texto, originalidade, criatividade e pertinência em relação ao tema. 

 

Alunas do Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia, autoras de vários dos trabalhos que compõem a Mostra, já são presença confirmada no debate. Após a roda de conversa e a visita à exposição, elas também farão um pequeno tour pela UnB. 

 

Leia também:

Mais Meninas na Ciência: confira o resultado da chamada pública da UnB e Fiocruz Brasília

Mais Meninas e Mulheres na Ciência: UnB e Fiocruz Brasília lançam chamada pública para estudantes de 12 a 15 anos