Modelos Tecnoassistenciais e Redes de Atenção à Saúde – 1ª Oferta
NEAD 17 de abril de 2024
O curso explora os modelos tecnoassistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS), analisando como diferentes projetos políticos influenciam a organização e oferta de serviços. Ao discutir a integralidade da atenção à saúde, as Redes de Atenção e a regulação do acesso, os participantes são convidados a refletir sobre os impactos dessas políticas na prática cotidiana dos serviços de saúde. O conteúdo reflete sobre os retrocessos e avanços nessa área, além de explorar o papel dos usuários na construção das redes de cuidado. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso desafia os participantes a repensarem os modelos de cuidado em saúde, as relações entre usuários e serviços, e os rumos das políticas públicas de saúde no Brasil.
Objetivos
Compreender os diferentes modelos tecno assistenciais presentes na saúde pública brasileira e suas implicações nas políticas de saúde;
Explorar o papel dos usuários na construção das redes de atenção, destacando sua importância na produção de cuidado em saúde.
Desenvolver uma visão crítica e propositiva para contribuir com a melhoria e o desenvolvimento das políticas de saúde no SUS.
1. Conceito de modelos tecno assistenciais como analisador dos projetos em disputa na formulação de políticas na saúde.
2. Conceito de Redes de atenção à Saúde.
3. Avanços e recuos na implementação das Redes à Saúde.
4. Modelo lógico na análise de Políticas Públicas de Saúde.
5. Regimes de regulação em saúde (governamental, profissional, clientelístico e leigo).
6. Redes de Atenção como integradoras de modelos tecnoassistenciais.
Atividades
A avaliação será realizada por meio de teste de múltipla escolha.
Público-alvo
Servidores e trabalhadores do Ministério da Saúde.
Certificação
Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 50%, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de conclusão.