Nesta terça-feira (11/2), Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, Fiocruz Brasília recebe 200 estudantes de escolas públicas do DF
Nayane Taniguchi
Imagine descobrir que sua vida tem mais em comum com uma cientista que você pensava. O que a motivou, quais foram os desafios, como as pesquisadoras identificaram na Ciência a sua vocação e profissão? E se você pudesse fazer esses questionamentos, tirar dúvidas, perguntar sobre curiosidades e conhecer algumas das mulheres que fazem ciência no país?
A fim de proporcionar a troca de vivências entre meninas estudantes das escolas públicas do Distrito Federal e as cientistas da Fiocruz Brasília, a instituição estará de portas abertas no dia 11 de fevereiro de 2020 para receber a comunidade escolar do DF em um evento que promoverá um encontro de gerações no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Dar visibilidade ao tema e propor uma reflexão sobre o contexto da ciência no Brasil são os objetivos do seminário, que propõe ainda a discussão e reflexões sobre a inserção das jovens e mulheres na ciência a partir da trajetória das pesquisadoras da Fiocruz e convidadas. O evento é gratuito e será certificado pela Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG).
Além de conversas descontraídas com pesquisadoras da Fiocruz Brasília e de outras instituições, a programação do #Mais meninas na Fiocruz Brasília conta com oficinas, nas quais as estudantes poderão conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz localizada na Capital Federal, identificar áreas de interesse e as infinitas possibilidades de se fazer pesquisa, além de descobrir diferentes formatos de divulgação científica e ensino desenvolvidos pela instituição.
“A atuação conjunta da ciência e tecnologia e de iniciativas promotoras da igualdade de gênero podem ser fundamentais para as transformações sociais que contribuem na promoção do desenvolvimento sustentável”, explica a Comissão Organizadora do evento. Para as organizadoras da atividade, quanto mais diversificado for o campo da pesquisa, melhores serão as perspectivas de conclusão de estudos, de incentivo a descoberta de novos talentos, e mais expansivo será o campo das ciências.
Como parte do calendário de comemorações dos 120 anos da Fiocruz e considerada uma das agendas prioritárias da instituição, todas as unidades realizarão atividades alusivas à data, considerando este público. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, ressalta que a Fiocruz definiu, em 2019, o fortalecimento da discussão equidade de gênero, raça e ciência em nível nacional, “para ratificar, entre outras questões, a importância do papel das mulheres nas atividades científicas em todas as áreas de conhecimento”. Entre outras ações, está o desenvolvimento de iniciativas que estimulem meninas e jovens a conhecerem a atividade científica e perceberam o trabalho com ciência como importante e possível.
#Mais Meninas na Fiocruz Brasília
Data: 11 de fevereiro
Horário: 9h às 17h
Local: Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A)