Música proporciona descontração a pacientes psiquiátricos

Fiocruz Brasília 11 de setembro de 2014


Circuito de Ocupação Cultural leva música a hospital psiquiátrico para auxiliar tratamento de pacientes

A cultura pode trazer inúmeros benefícios, como a melhora da qualidade de vida e a promoção da saúde, além da ação terapêutica a pacientes em tratamento, trazendo bem estar, prazer físico e emocional.  Foi o caso dos pacientes do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo (HSVP), que receberam na última quarta-feira, (10), um reforço no tratamento com o show da banda Nós Cegos na Feira.

A apresentação faz parte do Circuito de Ocupação Cultural para Saúde, projeto fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Fiocruz Brasília, Casa Civil do DF e Secretaria de Cultura do DF. O projeto, que leva atividades culturais para estabelecimentos públicos de saúde, como hospitais, Centros de Atenção Psicossocial e unidades básicas de saúde, visa colaborar para melhorar a qualidade e a humanização dos ambientes de cuidado e mostrar a importância da cultura para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

O show deu início à primeira apresentação do Circuito no Hospital São Vicente de Paulo, animando a tarde de pacientes e servidores. Para Rosana Duarte (nome fictício), 52 anos, mãe de um paciente, a apresentação foi um momento para os pacientes se soltarem e relaxarem, complementando o tratamento. Ela afirma que a atividade tem que continuar, porque traz benefícios para os usuários, como a melhora na qualidade de vida.

A apresentação musical proporcionou momentos de divertimento, descontração e alegria, com muita dança. Os pacientes cantaram e interagiram. Alguns até arriscaram soltar a voz no microfone. A paciente Maria Rodrigues (nome fictício) afirma que se divertiu muito. “A apresentação foi muito boa, ajudou também na minha autoestima”, contou.

Para a terapeuta ocupacional do HSVP, Bruna Fassaro, a atividade promoveu a interação social e o melhor entrosamento entre os profissionais de saúde e seus pacientes. “Eu acho muito importante, o tempo aqui é muito ocioso. Melhora a qualidade de vida dos usuários, assim eles dormem melhor, passam o dia bem e interagem com os outros pacientes. Na recuperação ajuda muito também”, afirmou.

Durante todo o mês de setembro, o hospital receberá o projeto. A próxima atividade está marcada para o dia 17 de setembro, com o Educa Salsa.

Promoção da saúde

A banda Nós Cegos na Feira é a junção de músicos de Brasília, que leva músicas autorais para as feiras do Distrito Federal. O objetivo é possibilitar o acesso às comunidades de forma construtiva unindo a poesia e a música regional autoral, fortalecendo a cultura nordestina. Com músicas animadas e dançantes, a banda levou alegria aos usuários do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo.

“Foi uma surpresa, porque nunca tocamos em um hospital psiquiátrico. Nunca vi essa reação nos nossos shows, das pessoas cantarem, dançarem e aplaudirem. É o que mais gostamos, de fazer o povo feliz. A tarde de hoje trouxe um novo sentimento, uma nova emoção”, afirmou George Lacerda, o vocalista da banda.

Para ele, a cultura é essencial para promover a saúde. “A música é saudável. É ótimo trazer cultura para um espaço de saúde, faz parte do processo de cura. A arte cura, a arte salva”, completou Lacerda.