Nethis divulga agenda semestral do IX Ciclo de Debates

Fiocruz Brasília 16 de fevereiro de 2018


O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz) realiza, todo ano, o Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. As sessões buscam promover a reflexão, o debate e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares.

A 9ª edição, que terá início em março, será dividida em quatro encontros, conduzidos por pesquisadores e gestores. A primeira será no dia 22 de março, às 8h30, na Fiocruz Brasília e tem como tema O Mal-Estar nas Migrações Internacionais. Para assistir às outras edições, acesse a Videoteca Nethis.

Esta edição é promovida pelo Nethis em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e com o Programa de Articulação Nacional Governo-Empresas-Instituições Acadêmicas para a Diminuição de Risco de Eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares Selecionados (PANGEIA) da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Confira as datas e temas:

21 de junho
Tema: Segurança Humana: inteligência em saúde informada por evidências científicas
Horário: 8h30
Local: Auditório interno da fiocruz Brasília 

Palestrantes: Ulysses Panisset (CRInter/ Universidade Federal de Minas Gerais) e Jorge Barreto (Fiocruz Brasília)

 

16 de maio
Tema: Segurança da Saúde e Resposta a Emergências QBRN
Horário: 8h30
Local: Abin

Ementa: As respostas a emergências por agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN) é um tema relevante para o debate, que envolve atores e instâncias das áreas de saúde e segurança pública, em especial pelo risco potencial de alto impacto à população e aos recursos naturais e agropecuários de uma região ou país.

Quais os avanços institucionais e os desafios mais relevantes para a prevenção, preparo e resposta a Emergências QBRN, na perspectiva da segurança humana, da proteção dos direitos humanos e do fomento à solidariedade internacional?

 

16 de abril
Tema: Biologia Sintética em Perspectiva Dual: conquistas e ameaças à saúde global
Horário: 8h30
Local: Fiocruz Rio de Janeiro

Ementa: Os avanços da biologia sintética são temas polêmicos para a segurança da saúde. Um aspecto chave desse debate se refere às pesquisas científicas de uso dual, aquelas cujos resultados podem ser utilizados para o bem ou para o mal da humanidade. Esse dilema se agrava na medida em que os experimentos biológicos se tornam mais baratos e acessíveis, a exemplo do caso da divulgação da técnica para síntese do vírus de poliomielite, sem qualquer precursor direto natural, apenas seguindo a sequência genética codificada.

Como situar os principais avanços da biologia na perspectiva da prevenção de uso indevido e do estímulo à cooperação e ao desenvolvimento internacional?

 

22 de março
Tema: O Mal-Estar nas Migrações Internacionais
Horário: 8h30
Local: Fiocruz Brasília

Ementa: Atualmente, cerca de 21 milhões de pessoas se deslocaram de seus países de origem por motivos de guerras ou conflitos étnicos, religiosos, políticos ou ainda em busca de melhores condições de vida. A construção de políticas migratórias coerentes com os postulados dos direitos humanos passa pela discussão sobre os processos de migração polarizada entre enfoques de ameaça à segurança ou fator para o desenvolvimento nacional.

Quais os principais desafios que se apresentam no contexto internacional e no caso do Brasil?