Para promover a reflexão sobre o tema Fake News e Saúde, por meio do humor gráfico, a Fiocruz Brasília expõe 28 desenhos produzidos por cartunistas brasileiros e estrangeiros. A exposição fez parte da programação do II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As relações da saúde pública com a imprensa: fake news e saúde, realizado em 2019. Agora, o público tem a oportunidade de revisitar as obras, que se mantêm atuais e estão em exibição no 1º andar da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, no final do corredor.
Os cartuns foram selecionados a partir de convocatória online e, a partir dela, 71 diferentes obras foram inscritas por desenhistas de 14 países, além do Brasil. Uma comissão avaliadora selecionou os desenhos a serem expostos a partir de critérios como criatividade, originalidade, pertinência ao tema, traçado e impacto visual. “Os trabalhos são muito diferentes, de culturas diferentes, e você percebe que há traços de outros países nas imagens”, afirma o designer gráfico Carlos Sarina, da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fiocruz Brasília.
As obras em exposição também podem ser encontradas no e-book Fake News e Saúde, lançado em 2020 e disponível para download gratuito no Arca, o repositório institucional da Fiocruz.
A exposição estará em cartaz na Escola de Governo Fiocruz – Brasília até agosto, aberta à visitação livre e gratuita de segunda a sexta, das 9h às 17h.
LEIA TAMBÉM