SE/UNA-SUS
A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) promoveu na Fiocruz Brasília, nos dias 4 e 5 de abril, a Oficina de Planejamento da Rede UNA-SUS, evento que contou com a participação de representantes das Instituições de Ensino Superior parceiras da Rede e do Ministério da Saúde. Durante dois dias intensos de trabalho, foram discutidos temas relevantes para o fortalecimento da Rede, bem como reforçada a agenda de articulação com o Ministério da Saúde.
A abertura do encontro contou com a participação da diretora da Fiocruz Brasília e secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio; da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; do secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa; do Secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Guilherme Werneck; do diretor adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Aristides Oliveira; da diretora de programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Laíse Rezende; da Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), Regina Gil; do secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Felipe Proenço.
Fabiana destacou que a oficina é um resgate de um processo integrado e participativo entre as Instituições da Rede e o Ministério da Saúde. “Estamos em defesa da educação permanente em saúde e destacamos a força do SUS e das IES, que nos mantém vivos”, disse. Ela pontuou a expansão da educação a distância em saúde como um desafio e reiterou a importância da qualidade dos processos formativos. “Precisamos olhar para a necessidade dos profissionais e dos diversos territórios e agregar pesquisa, ensino e comunidade em nossas ações”, afirmou.
Os presentes ressaltaram a importância da UNA-SUS para a formação de recursos humanos em saúde, além do fortalecimento das agendas comuns que viabilizem a produção de cursos voltados à educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Para Aristides Oliveira, o tema da educação permanente em saúde é extremamente estratégico para o Ministério. “Precisamos explorar as lacunas educacionais que podemos suprir, além de pensar na Atenção Especializada como espaço de produção de políticas públicas de forma integrada”, afirmou. Já o secretário executivo da pasta destacou a importância da UNA-SUS para o desenvolvimento da ciência e da democracia. “Saúde é desenvolvimento e desenvolvimento é saúde, uma coisa não existe sem a outra”, defendeu.
A programação do evento contou com diversas palestras, sobre agenda de formação para o futuro do SUS, com apresentação de ações da SGTES. O tema educação permanente online para o SUS: perspectivas e desafios foi apresentado pelo consultor sênior da UNA-SUS, Francisco Campos. A instalação da agenda de pesquisa na UNA-SUS foi tema da palestra da pesquisadora da Fiocruz Brasília, Kellen Gasque e Fabiana Damásio, com colaboração da pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso Sul, Débora Dupas.
Os sistemas estruturantes da UNA-SUS, como ARES e Plataforma Arouca foram centro do debate do coordenador de monitoramento e avaliação da UNA-SUS, Alysson Lemos. O papel da UNA-SUS: governança e sustentabilidade, foi tema também ministrado por Damásio, na oportunidade ela falou da retomada da gestão colegiada com a SGTES. A oficina também promoveu a interação entre membros da Rede, que formaram grupos de trabalho para debater os principais desafios da atuação em rede e fizeram propostas de ações futuras para o fortalecimento do trabalho realizado pelas duas instituições.
Confira as fotos do evento.