“O direito à saúde é inegociável! Para a sociedade avançar precisamos ampliar e acumular direitos, jamais reduzir”. A citação foi do secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa, na tarde da última sexta-feira (2/6), ao ministrar a aula magna da Especialização em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, com o tema “SUS, Democracia e Cidadania!”.
Swedenberger debruçou-se em sua apresentação trazendo os fatos históricos que demarcam os direitos humanos e o direito à saúde e a importância da participação social na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). O palestrante ainda lembrou de todo o processo histórico de construção do SUS e do processo democrático, passando pela Reforma Sanitária Brasileira e a saúde como direito, apresentando os princípios ético-normativos, científicos, políticos e sanitários que impulsionaram a Reforma Sanitária.
“O SUS foi elaborado e constituído via projeto de Lei”, lembrou, ao destacar que devemos sempre falar da criação do SUS. “O nosso sistema de saúde não foi uma concessão, ele foi duramente conquistado e é preciso lembrar sempre e estar vigilante para que esse direito não nos seja tirado”, frisou.
Ao apresentar a dimensão do controle social do SUS, o professor afirmou que é o controle social e os trabalhadores do SUS que garantem a sustentabilidade do sistema de saúde e impede a sua privatização. “Jamais abram mão da democracia e do SUS. Vamos exercer a nossa cidadania”, reforçou ao destacar a importância de todos os trabalhadores da saúde nos equipamentos do SUS, reconhecendo a importância da humanização e a valorização dos trabalhadores invisíveis da saúde. “O maqueiro, o motorista de ambulância, o técnico da manutenção, a equipe de limpeza, da cozinha e segurança, são todos trabalhadores do SUS e devem ser tratados e respeitados”, salientou, ao enfatizar que devemos parar de tratar esses profissionais como ‘aquele pessoal’. “Temos como obrigação social valorizar a política do Humaniza SUS e incluir todos os gestores, trabalhadores e usuários no processo de trabalho do SUS”, finalizou.
A turma especial da Especialização em Políticas Públicas em Saúde é uma oferta da Fiocruz Brasília em parceria com a coordenação de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas do Ministério da Saúde. Foram selecionados 30 servidores públicos federais que atuam nas diversas áreas da Pasta, nos equipamentos do SUS em todo o Brasil. O curso busca qualificar esses profissionais para a produção de conhecimento no cotidiano do trabalho e desenvolver a capacidade de propor novas práticas de planejamento, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em saúde.
Participaram ainda da abertura da aula magna a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda; a coordenadora da especialização, Francini Guizardi; a coordenadora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas, Priscila Lopes; e a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Etel Matielo, ambas do Ministério da Saúde.
Confira a gravação da aula em nosso canal no YouTube e acesse também a galeria de imagens no Flirck da Fiocruz Brasília.
LEIA TAMBÉM