Emergências em Saúde Pública: saúde mental dos trabalhadores de saúde

Fernando Pinto 28 de maio de 2024


Nos últimos anos, os trabalhadores dos serviços de saúde pública no Brasil têm vivenciado situações que exigiram intenso esforço do Sistema Único de Saúde (SUS), por ocasião da ocorrência de Emergências em Saúde Pública (ESP) como desastres, situações epidemiológicas e desassistência.

 

Essas situações podem ser enfrentadas em meio a condições nem sempre adequadas, com sobrecarga de trabalho; jornadas prolongadas; escassez ou ausência de intervalos durantes os turnos; capacidade técnica limitada; carência ou inadequação de equipamentos de segurança; mudanças repentinas na organização da rotina, no gerenciamento e na tomada de decisão em cenários de incerteza; falta de protocolos objetivos; precarização dos vínculos de trabalho, gerando tensões e sofrimento mental nos trabalhadores dos serviços de saúde.

 

Pensando nestas situações a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e a Fiocruz, prepararam um documento sobre a “Saúde Mental dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde: diretrizes para formulação de políticas públicas em Emergências em Saúde Pública”. A publicação tem como objetivo oferecer diretrizes para formulação de políticas públicas para cuidados em saúde mental dos trabalhadores dos serviços de saúde durante Emergências em Saúde Pública (ESP).

 

O guia oferece, ainda, respaldo para elaboração de documentos orientadores como planos, processos e protocolos que contribuam para o estabelecimento de estratégias de cuidado à saúde mental destinada a todos os trabalhadores dos serviços de saúde no enfrentamento de futuras ESP desencadeadas por situação epidemiológica como surtos, epidemias e pandemias.

 

O documento foi elaborado por profissionais com experiência em saúde do trabalhador, saúde mental e emergências em saúde pública, revisado por pares especialistas, e contou com a colaboração de gestores dos três entes federativos que integram o SUS. Pensando na urgência da divulgação do documento neste momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta toda uma calamidade com as recentes inundações que afetam a região sul, a Fiocruz Brasília preparou uma síntese da publicação que pode ser acessada aqui.

 

Com informações do documento “Saúde Mental dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde: diretrizes para formulação de políticas públicas em Emergências em Saúde Pública”

 

Saiba mais:

Fala aê, pesquisador: emergência climática

Resposta para emergência em saúde pública por desastres

Série de vídeos com orientações sobre saúde mental e atenção psicossocial em desastres

LEIA TAMBÉM