Exposição Mulheres e Meninas na Ciência chega ao MDIC

Fernanda Marques 1 de julho de 2024


De 1° a 31 de julho, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) recebe a exposição Mulheres e Meninas na Ciência, da Fiocruz Brasília. Ela foi montada pela primeira vez em fevereiro deste ano, na Escola de Governo Fiocruz – Brasília, e faz agora sua primeira itinerância.

 

Em cartaz no hall dos elevadores do prédio do MDIC, a exposição reúne diferentes produtos do programa Mais Meninas na Fiocruz Brasília, desde sua ação inaugural, em 2020.

 

Com foco na equidade de gênero, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030, o programa busca dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica, e promover o acesso e a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia.

 

Como surgiu a exposição

Em 11 de fevereiro de 2020, data em que se celebra o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, a Fiocruz Brasília abriu as portas para mais de 200 meninas de escolas públicas do DF, que participaram de palestras, oficinas e outras atividades científicas e culturais. O evento contou ainda com a mostra “A Ciência da Vida: Minha Vida é na Ciência”, com ilustrações e relatos de meninas sobre o tema. Esses quadros passaram a compor a exposição Mulheres e Meninas na Ciência. Ao lado deles, o público encontra outras telas que fizeram parte da mostra “Eu no futuro como cientista e a UnB”, de 2022, resultado de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fiocruz Brasília.

 

Já em março de 2023, uma atividade reuniu 118 meninas de 13 a 19 anos e 27 pesquisadoras da Fiocruz Brasília e de outras instituições de pesquisa, de diferentes áreas do conhecimento e variadas trajetórias profissionais. O encontro, em clima bastante informal, na lanchonete da Fiocruz Brasília, rendeu muitas conversas e trocas de experiências. Ao final, os conhecimentos produzidos foram sistematizados em dois grandes painéis que, por meio de desenhos e frases, convidam a refletir sobre ser mulher na ciência. Esses painéis também estão em exibição para os visitantes.

 

Para quem curte mídias sociais, um painel instagramável convida a registrar a visita com uma moldura divertida.

 

A visitação é livre, gratuita e aberta a todos os interessados.

 

LEIA TAMBÉM