UNA-SUS lança nova marca

Nathállia Gameiro 11 de julho de 2024


SE/UNA-SUS

A UNA-SUS está de cara nova. Após 11 anos, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) lança nova marca nesta quarta-feira (10/07). A modernização da identidade visual visa refletir a evolução da UNA-SUS e aponta um novo capítulo na história da instituição, reforçando seu compromisso contínuo com a inovação e capacitação dos profissionais de saúde do SUS.

O processo de atualização da marca foi iniciado em 2023, a partir de reuniões com colaboradores da Secretaria Executiva, Rede UNA-SUS, Ministério da Saúde e Fiocruz, além de oficinas de planejamento.

A identidade visual foi criada pela designer consultora da SE/UNA-SUS, Claudia Schirmbeck, com base em quatro pilares identificados na oficina e que refletem os valores que a nova marca visa transmitir. São eles: humanizar o atendimento no SUS, integrar a Rede UNA-SUS e trabalhadores da saúde, qualificar os profissionais de saúde, inovar por meio de novas soluções tecnológicas. “A mudança da marca foi uma construção coletiva entre os colaboradores da UNA-SUS. Na oficina, fizemos um resgate histórico sobre a UNA-SUS e colhemos insumos para a construção desses quatro pilares, que sintetizam a missão da UNA-SUS”, explicou a designer.

A oficina também mostrou os conceitos que a UNA-SUS deseja transmitir por meio da marca: educação, inovação, qualidade, saúde, aprendizado, rede, tecnologia, equidade entre outros.

Desde a implementação da UNA-SUS, em 2010, essa é a terceira versão da identidade visual. A nova marca incorpora elementos visuais modernos e dinâmicos, alinhando-se às tendências contemporâneas. De acordo com a secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, com a nova marca e identidade visual, a UNA-SUS reafirma sua missão de contribuir para a formação e atualização dos profissionais de saúde. “Esse é um momento muito importante, pois completamos 14 anos de Sistema UNA-SUS. Considerando tantas mudanças no mundo do trabalho, no SUS e nas tecnologias, fizemos um exercício de reflexão e observamos a necessidade de mudança da marca, para contemplar essas mudanças”, afirmou.

Para Damásio, essa construção representa a experiência e o amadurecimento da própria Rede. “Implementamos essa mudança reconhecendo toda a nossa história. É uma atualização, mas sem perder de vista tudo que foi construído. Podemos demonstrar o nosso amadurecimento, a partir de nossas experiências”, ressaltou a secretária executiva durante reunião da Rede UNA-SUS, realizada em maio.

“Considerando o cenário de desafios vivenciados e vencidos pela UNA-SUS, é importante que sigamos ressignificando o presente para que possamos construir um futuro alinhado com a nossa missão”, destacou Damásio.

Para acessar os arquivos da nova identidade visual, clique aqui.

LEIA TAMBÉM