Juliana Chagas / PSAT
A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), esteve entre os dias 9 e 13 de setembro, na Universidad Autónoma Chapingo, em Texcoco, cidade do México, participando do VII Congresso Internacional Perspectivas de Bem Viver na América Latina.
Focado nas contribuições e experiências de transformação territorial e regional, o evento teve como objetivo compartilhar teorias, metodologias e iniciativas de pesquisa que promovam alternativas para o desenvolvimento de regiões e territórios nas suas dimensões ambientais, econômicas, socioculturais, tecnológicas, cognitivas e políticas. Além disso, promoveu debates sobre transformações no campo sob uma perspectiva regional e territorial, abordando temas como o desenvolvimento rural, políticas públicas e as respostas dos atores territoriais às mudanças nas áreas rurais.
Relato de Experiência
A pesquisadora de saúde da população em contextos de vulnerabilidade e bolsista do PSAT, Pamela Vasconcellos, apresentou um relato de experiência sobre o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase na População do Campo da Fiocruz Brasília.
Realizado em parceria entre o PSAT, a Escola de Governo Fiocruz-Brasília e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e baseado nas vivências desde a implementação do programa, em 2019, até 2024, em territórios rurais ao norte de Brasília. A residência tem como objetivo qualificar profissionais de saúde em nível de pós-graduação em Cuidados Primários a partir de uma atuação interdisciplinar, integrando saberes populares e movimentos sociais, e busca fomentar processos participativos e de cooperação comunitária, contribuindo para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar.
LEIA TAMBÉM