Curso no assentamento Gabriela Monteiro 

Fiocruz Brasília 1 de outubro de 2024


PSAT/Fiocruz Brasília

 

A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), realizou no último dia 28/9, o segundo módulo do Curso Livre em Promoção e Vigilância em Saúde, com foco na saúde das mulheres e suas interseccionalidades.

 

A atividade foi conduzida pelas educadoras e pesquisadoras Francyslane Vitória, Luiza Garcia e Pamela Vasconcellos, integrantes do PSAT, e contou com a participação de 16 mulheres de movimentos sociais. O objetivo do curso é fortalecer o conhecimento sobre a saúde feminina, abordando temas essenciais para a promoção da saúde e a vigilância em ambientes de trabalho.

 

O encontro teve início com uma roda de conversa conduzida pela psicóloga Pamela Arruda, que discutiu a saúde mental das mulheres. O debate gerou grande interesse entre as participantes, que compartilharam experiências e demandas pessoais. A parte da manhã foi encerrada com uma ciranda, simbolizando a união e a força coletiva das mulheres presentes.

 

Em seguida, a fisioterapeuta Luiza Garcia liderou um bate-papo sobre saúde sexual e reprodutiva. As participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e contribuir com suas perspectivas, enriquecendo a discussão.

 

O Curso Livre está organizado em três módulos, sendo que o próximo e último abordará a temática da “Vigilância em Saúde e Ambiente”. Esta formação faz parte do projeto “Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho na Saúde da Mulher e suas Interseccionalidades”.

 

Fotos: Psat/Fiocruz Brasília 

 

Leia mais:

“De onde vem essa força?”

Curso aborda saúde das mulheres e suas interseccionalidades

PSAT realiza 3º Encontro do Curso Livre e Especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres

“Sou uma, mas não sou só”

 

LEIA TAMBÉM