Histórias no DF para inspirar futuras cientistas

Mariella de Oliveira-Costa 22 de outubro de 2024


Lançamento 

Livro com ilustrações e redações elaboradas por alunos de escolas públicas do DF será lançado nesta sexta-feira, 25/10, na Fiocruz Brasília  

 

Sônia, Priscila e Graziela carregam em suas histórias a força de mulheres que desafiaram barreiras. Sônia, por exemplo, enfrentou um cenário complicado: em sua cidade, uma única professora dividia a atenção entre crianças de quatro séries, todas agrupadas na mesma sala. A curiosidade de Priscila a levava a desmontar suas bonecas, ansiosa para descobrir o que havia dentro delas. Já Graziela, que optou por priorizar a vida doméstica, só iniciou seus estudos aos 30 anos, apoiada pelo marido. Essas e outras doze mulheres têm em comum não apenas a resiliência, mas também a trajetória inspiradora como pesquisadoras ligadas ao Distrito Federal. Suas histórias foram transformadas em desenhos e textos por alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas, sob a orientação de professores comprometidos com a divulgação científica, e agora estão reunidas no livro Histórias no DF para Inspirar Futuras Cientistas. 

 

A coletânea será lançada em uma celebração especial pelos 48 anos da Fiocruz Brasília, na sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 9h, no auditório da instituição, situada no campus da UnB. Com quinze histórias de cientistas que marcaram o DF, o livro revela, por meio das palavras e ilustrações dos jovens autores, detalhes biográficos e curiosidades sobre a infância das pesquisadoras, incluindo seus interesses, vidas familiares e os desafios que enfrentaram em suas carreiras. 

 

A iniciativa da Fiocruz Brasília conta com o apoio da Secretaria de Educação do DF e destaca a importância da diversidade e da equidade na ciência. Ao estimular novas gerações a se conectarem com o conhecimento, o projeto busca contribuir para uma ciência mais conectada com a sociedade. Esta publicação também se alinha à agenda da Fiocruz de promover a equidade de gênero na ciência, valorizando o papel dos professores na formação de futuros cientistas. Ao iluminar as trajetórias de mulheres que deram contribuições significativas à ciência, o livro não apenas incentiva os estudos, mas também fortalece a confiança e os sonhos de meninas, ressaltando a importância da diversidade no meio científico.  

 

O livro vem sendo elaborado desde o início do ano, quando a Fiocruz Brasília lançou a Chamada Pública convocando professores a trabalharem com seus alunos, em grupos de até três alunos, um texto e uma ilustração sobre uma pesquisadora com trajetória relacionada ao DF. Ao todo, foram submetidas 23 diferentes produções e dez profissionais de diversas instituições de pesquisa, além da Fiocruz Brasília, avaliaram os trabalhos.  

 

Na próxima sexta-feira, o lançamento do livro promete ser um evento emocionante, especialmente para muitos alunos que terão a oportunidade de se encontrar pessoalmente com as pesquisadoras homenageadas pela primeira vez. A maioria das cientistas confirmou presença e expressou surpresa ao receber o convite, já que nem todas tiveram contato direto com os alunos durante a elaboração dos trabalhos, que resultaram de uma pesquisa colaborativa entre estudantes e professores. 

 

Próxima fase  

Além da publicação do livro, cada estudante e professor orientador dos 15 trabalhos selecionados receberá um kit escolar. Após o lançamento do livro, os trabalhos serão submetidos a um júri popular por meio de votação na página @fiocruzbrasilia no dia 5 de novembro. Os três mais votados ganharão prêmios extras: os professores vão conhecer o Museu da Vida e outras iniciativas científicas da Fiocruz no Rio de Janeiro, com passagens e diárias pagas pela Fundação. Já os estudantes receberão bolsas de R$ 300 mensais para participar de atividades de divulgação científica, que incluem encontros sobre o papel das mulheres na ciência e visitas a acervos.  

 

Eles também produzirão novos textos e ilustrações para um futuro volume da série “Histórias no DF para Inspirar Futuras Cientistas”. As escolas dos trabalhos mais votados também vão realizar uma atividade de Divulgação Científica, em parceria com a Fiocruz Brasília, levando em consideração as demandas e interesses da comunidade escolar, em 2025. A iniciativa visa promover o conhecimento científico de forma colaborativa e engajada nas instituições de ensino. 

 

Premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) 

 

Na sexta-feira, é a vez de outra ação de divulgação científica da Fiocruz Brasília que envolve alunos e professores: a premiação da  12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), etapa regional Centro-Oeste.  

 

A Obsma consiste em produção escrita, audiovisual ou projeto de ciências, em formato individual ou em grupos de alunos orientados por um professor, que passam por uma avaliação criteriosa em busca dos melhores trabalhos.  

 

No dia 25 de outubro, pela manhã, os vencedores da etapa regional Centro-Oeste farão um city tour por Brasília, passando pelos principais pontos turísticos da capital federal. Em seguida, visitarão o Sei Lab, centro interativo de ciência, tecnologia e arte. À tarde, conhecerão as instalações da Fiocruz Brasília e participarão da celebração dos 48 anos da unidade. Os vencedores das etapas regionais concorrem à etapa nacional, em novembro, no Rio de Janeiro. 

 

Clique aqui para ver a lista dos trabalhos selecionados na regional Centro-Oeste. 

 

Tanto a Obsma quanto o livro Histórias no DF para inspirar futuras cientistas fazem parte das atividades coordenadas pela Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília.  

 

Serviço  

25 de outubro, sexta-feira 

  • Lançamento do livro Histórias no DF para inspirar futuras cientistas  

A partir das 9h 

Auditório externo da Fiocruz Brasília (campus da UnB, Av. L3 norte, Gleba A, atrás do Hospital Universitário, Asa Norte/DF) 

 

  • Premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente 

A partir das 14h30 

Gabinete da Direção da Fiocruz Brasília (campus da UnB, Av. L3 norte, Gleba A, atrás do Hospital Universitário, Asa Norte/DF) 

 

LEIA TAMBÉM