Assessoria de Políticas Sociais da Contag*
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), apresentaram o processo de instalação da Estação de Processamento de Plantas Medicinais, que fará a secagem de folhas e produzirá óleos essenciais, no município de Limoeiro do Ajuru, no Pará. A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR-PA), no dia 20 de fevereiro.
O encontro reuniu representantes do STTR-PA, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri-PA), mulheres da associação responsável pela gestão do projeto, parceiros locais e a assessoria do deputado federal Airton Faleiro. A mesa de abertura contou, ainda, com a coordenação da educanda Sandra, representante do estado no Curso de Bioeconomia de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Agricultura Familiar.
A Contag e a Fiocruz Brasília abordaram os três eixos do Programa Intersetorial de Bioeconomia de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Agricultura Familiar, principalmente o Eixo II, que trata do processamento da produção. Este ponto destaca a implantação de 11 estações móveis de processamento, no qual cada uma fará a secagem de folhas e produzirá óleos essenciais de 40 quintais produtivos.
Encerrando a reunião, mulheres da associação responsável pela gestão do projeto falaram sobre a sua importância para o município, destacando o potencial das sementes, plantas medicinais e fitoterápicas existentes na região.
Como principal encaminhamento, foi definida a formação de uma comissão responsável por acompanhar o andamento e processo de implantação do projeto no munícipio. A Contag, Fiocruz Brasília, Fetagri-PA e STTR estiveram reunidos com a prefeitura municipal para apresentar o projeto e debaterem as perspectivas para o futuro.
*Com edição da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fiocruz Brasília.
LEIA TAMBÉM