O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PPSUS é lançado no Distrito Federal

Fiocruz Brasília 19 de março de 2025


Mariah Brandt/FAPDF – com edição da Ascom da Fiocruz Brasília 

 

A 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) foi lançada na última terça-feira (18/3), na Fiocruz Brasília. Essa é uma edição histórica, já que todos os estados da federação estão sendo contemplados com o programa, além de alcançar o maior volume de recursos já repassados desde sua criação em 2004. No Distrito Federal, o programa recebeu investimento de 7,5 milhões de reais. 

 

A cerimônia reuniu autoridades das áreas da saúde, ciência e inovação, além de diversos pesquisadores da área de saúde pública do Distrito Federal. O evento foi realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTS), e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com o apoio da Fiocruz Brasília.

 

O evento contou com a presença da decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília (UnB), Renata Aquino da Silva, e do coordenador-geral de Ciências da Saúde e Biociências da Diretoria Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Gilberto Ferreira de Souza. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, recebeu a programação na instituição e também compôs a mesa de autoridades.

 

“Essa chamada pública representa uma grande oportunidade para pesquisadores da área da saúde do Distrito Federal contribuírem com soluções efetivas para o SUS. A pesquisa é fundamental na construção de um sistema de saúde mais eficiente e acessível a todos”, destaca o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

Edital: submissão até 17 de abril

O edital já está disponível para submissão. Pesquisadores interessados em contribuir com políticas públicas de saúde podem acessar o site da FAPDF na seção Editais 2025 (PPSUS) e conferir a chamada, o tutorial e todas as informações necessárias para enviar a proposta. O prazo para submissão encerra no dia 17 de abril. 

 

Podem se inscrever como proponentes do projeto pesquisadores com título de doutorado. As propostas devem atender aos eixos temáticos estabelecidos: Gestão do SUS, Gestão do Trabalho e Educação, Atenção Integral à Saúde, Inovação em Saúde, Gestão de Recursos Financeiros e Orçamentários para o SUS.

 

Impacto e potencial transformador

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, expressou sua alegria ao ver os pesquisadores da instituição no auditório. “Quando falamos sobre o lançamento de uma chamada pública de pesquisa na área de saúde, todos nós devemos apoiar a iniciativa e responder à altura da proposta”, destacou, enfatizando a importância histórica do PPSUS. Ela ressaltou que esse edital é extremamente relevante para a área da saúde e representa um grande desafio, especialmente no contexto da pesquisa em saúde. “Com esse edital, temos o desafio de avançar e garantir que a pesquisa cumpra seu papel, respondendo cada vez mais às demandas do território”, concluiu.

 

A superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPDF, Renata Vianna, ressaltou o impacto da nova edição do programa. “Esse PPSUS pode ser transformador e disruptivo se a gente conseguir trazer efetivamente resultados para as comunidades e populações desses estados e regiões do país, a fim de apresentar projetos e soluções”, afirmou.

 

Avanço histórico e compromisso com a pesquisa

 

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde (Decit/SECTS/MS), Mônica Felts, destacou a importância do momento. “Uma sensação de dever cumprido. Desde 2023, começamos a desenhar uma reconstrução da saúde no Brasil, uma edição que comemora a volta da ciência com investimento público. Ter feito todas as etapas do lançamento, pactuação com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), oficinas de prioridade de pesquisa, até chegar nesse momento de submissão, dá a sensação de que a ciência e a tecnologia voltaram de fato para o centro, para o coração da política pública em saúde”, ressaltou.

 

Presença de grandes nomes da saúde

 

O assessor técnico do PPSUS, Leonardo Ferreira Machado, fez uma apresentação geral sobre a 8ª edição do programa e sua operacionalização. Ele expôs o histórico e contexto da iniciativa que aconteceu de forma colaborativa com todas as entidades envolvidas. 

 

Para explicar cada um dos eixos temáticos do edital, a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Mabelle Roque, falou ao público de que maneira cada um dos eixos impacta a saúde pública na região.

 

Sérgio Eduardo Soares Fernandes, coordenador de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, também esteve presente e falou sobre sua experiência no programa na edição passada. 

 

Agenor Álvares, ex-ministro da Saúde e atual assessor da direção da Fiocruz Brasília, também esteve presente no evento, reforçando a importância da pesquisa e do desenvolvimento científico para a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O PPSUS foi criado para descentralizar o fomento à pesquisa em saúde, promovendo soluções inovadoras que auxiliem no aprimoramento das políticas públicas de saúde no Brasil. Com a adesão de todos os estados, esta edição reforça o compromisso com a equidade e com a produção de conhecimento que impacte diretamente a população brasileira.

 

Acompanhe aqui a transmissão do evento 

 

Confira a galeria de fotos do lançamento 

 

LEIA TAMBÉM




Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.