Os Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) prorrogaram até 30 de abril o prazo para submissão de artigos que abordem o tema “Aspectos jurídico-sanitários da segurança do paciente”. Entendida como “a ausência de danos evitáveis de um paciente durante o processo de cuidados de saúde e redução do risco de danos desnecessários associados aos cuidados de saúde a um mínimo aceitável”, a segurança do paciente é um dos temas mais importantes do campo da Saúde e do Direito. As submissões de artigos devem ser feitas on-line no site do periódico: www.cadernos.prodisa.fiocruz.br. Orientações aos autores podem ser obtidas aqui.
A edição temática sobre segurança do paciente conta com dois editores convidados: Victor Grabois, da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), e Aline Albuquerque, do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente (IBDPAC). Com vistas a aprofundar o conhecimento sobre o tema, a chamada privilegiará artigos sobre: direito à saúde e segurança do paciente no direito nacional e/ou comparado; cuidado centrado no paciente e direitos do paciente; visão sistêmica sobre a responsabilidade do profissional baseada na cultura de não culpabilização sob a perspectiva da segurança do paciente; disclosure e as questões jurídico-sanitárias envolvendo a sua efetivação; desafios para a construção de uma política pública de segurança do paciente no Brasil; o protagonismo do paciente na efetivação da sua segurança; e a normatização da segurança do paciente no direito comparado.
Serão aceitos apenas artigos inéditos e originais, que não estejam sob avaliação em outro periódico. As contribuições podem ser em português, espanhol ou inglês. Os artigos serão avaliados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: cadernos.direitosanitario@fiocruz.br
LEIA TAMBÉM