Como parte da programação do III Seminário Internacional e VII Seminário Nacional As relações da Saúde Pública com a Imprensa, de 7 a 11 de novembro, será realizada uma exposição de charges, cartuns, caricaturas e tirinhas sobre o tema da Covid-19 e suas consequências. Estarão expostos na Fiocruz Brasília 25 desenhos selecionados a partir de uma chamada aberta para desenhistas profissionais ou amadores de todo o Brasil e do exterior. De 24 de agosto a 10 de outubro, a comissão organizadora recebeu mais de 250 trabalhos de 33 diferentes países, como Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Marrocos, Reino Unido, Rússia e Ucrânia. O destaque foi o Irã, com 35 autores inscritos. Do Brasil, a chamada recebeu trabalhos de Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Os desenhos recebidos foram avaliados por um grupo de 19 jurados da Fiocruz Brasília e convidados, que aplicaram como critérios criatividade, originalidade, pertinência ao tema, traçado e impacto visual. “Ficamos muito satisfeitos com a quantidade e, sobretudo, com a qualidade dos trabalhos recebidos. Nossa atividade cumpre o objetivo de mostrar a potência da comunicação visual para a síntese, a reflexão e a crítica de questões de saúde pública, tanto nacional quanto internacionalmente”, aponta Fabiana Mascarenhas, coordenadora de Marketing da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília.
Conforme o regulamento da chamada de desenhos, a lista dos autores/trabalhos selecionados (em ordem alfabética) é apresentada nesta terça-feira, 1º de novembro, e pode ser conferida a seguir:
1- Ahmad Reza Sohrabi (país: Irã; trabalho: corona and troy)
2- Aida Radbord (país: Irã; trabalho: the world at home)
3- Aleksandar Lyubomirov Simov (país: Bulgária; trabalho: covid walk)
4- Alberto Teixeira Meneses (país: Brasil; trabalho: heroes)
5- Arisson Tavares da Silva (país: Brasil; trabalho: capturing the monster)
6- Basireh Hasani Shariat Panahi (país: Irã; trabalho: poor)
7- Bassam Alkhannaq (país: Iraque; trabalho: run over covid)
8- Ciro D’Oriano (país: Itália; trabalho: o bom caminho)
9- Clayton Ramos Rabelo (país: Brasil; trabalho: susper heróis)
10- Darkaoui Abdellah (país: Marrocos; trabalho: derkaoui 2)
11- Fadi Abou Hassan (país: Noruega; trabalho: editorial cartoon coronica)
12- Gabriel López (país: México; trabalho: fake news)
13- Hossein Kazem (país: Irã; trabalho: peaople)
14- Izabela Kowalska-Wieczorek (país: Polônia; trabalho: cosmic corona virus and vengeful rat)
15- Jordan Pop Iliev (país: Macedônia; trabalho: covid2)
16- José Ángel Téllez Villalón (país: Cuba; trabalho: covid world)
17- Makmun (país: Indonésia; trabalho: the warrior covid-19)
18- Marian Avramescu (país: Romênia; trabalho: covid-19)
19- Mona Mardani (país: Irã; trabalho: fight against corona)
20- Popa Matumula (país: Tanzânia; trabalho: covid-19 & economy)
21- Santiago Cornejo (país: Argentina; trabalho: anti-vaccine)
22- Sathyaraj B. S. (país: Índia; trabalho: lockdown views)
23- Sergey Sokolov (país: Rússia; trabalho: death blows covid)
24- Victor Willian Canuto da Silva (país: Brasil; trabalho: come back)
25- Yalda Hasheminezhad (país: Irã; trabalho: sem título)
Além dos 25 selecionados, estarão expostos – com menção honrosa – três desenhos recebidos de crianças iranianas (com a autorização dos pais e/ou responsáveis): Adrina Pighasemi, 9 anos; Alireza Radfarnia, 8 anos; e Nilya Sadat Mirrezaie, 9 anos.
CLIQUE AQUI PARA VER OS DESENHOS SELECIONADOS.
De 7 a 11 de novembro, durante o III Seminário Internacional e VII Seminário Nacional As relações da Saúde Pública com a Imprensa, além da exposição dos quadros na Fiocruz Brasília, haverá também uma exposição virtual no Instagram da instituição. Um júri popular, constituído pelos seguidores da página, irão selecionar o melhor trabalho, por meio de curtidas.
Após o evento, os 25 desenhos selecionados irão ilustrar uma coletânea, em formato e-book, a ser produzida em 2023 com os artigos dos convidados do Seminário e os resumos dos trabalhos científicos apresentados. O desenho mais curtido pelo júri popular estampará a capa desse e-book.
O III Seminário Internacional e VII Seminário Nacional As relações da Saúde Pública com a Imprensa é aberto ao público, e será realizado em formato híbrido, no auditório externo da Fiocruz Brasília e também transmitido pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube. Ao longo dos cinco dias, especialistas do Brasil e de outros países vão discutir o papel, os desafios, os caminhos, erros e acertos da comunicação na pandemia de Covid-19. Inscreva-se aqui
LEIA TAMBÉM