Heloisa Caixeta – com edição da Ascom da Fiocruz Brasília
A Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), inicia o projeto “Diálogos sobre Economia Solidária (DES)”, com o objetivo de desenvolver ações para fortalecer a governança e gestão de territórios do Distrito Federal, promovendo o empoderamento social e o fomento à geração de trabalho e renda no contexto pós-Covid-19.
O projeto é composto por diversas ações, sendo a primeira delas a aplicação de curso livre para formação sobre Economia Solidária. As aulas são desenvolvidas para auxiliar comunidades a fomentar empreendimentos de Economia Solidária. O curso terá início nos territórios do Paranoá e do Itapoã no Distrito Federal. Posteriormente, a formação será ofertada na Cidade Estrutural, Sol Nascente e Pôr do Sol.
O curso de formação sobre Economia Solidária abordará conceitos, exemplos e práticas relacionados à Economia Solidária para aplicá-los nos territórios. A carga horária é de 56 horas. As aulas nos dois primeiros territórios terão início no dia 7 de novembro e terminam em 27 de janeiro de 2024, e serão ministradas no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep).
O curso é gratuito e conta com 50 vagas para o Paranoá e Itapoã. Para se inscrever, os interessados não precisam necessariamente residir no território, mas precisam atuar nele como ativistas e atuantes em associações, coletivos, conselhos de políticas públicas, movimentos sociais, profissionais dos serviços (assistência social, educação, saúde, segurança pública, entre outros), ou como participantes da Rede Social Local (rede sociotécnica).
As inscrições vão de 23 a 29 de outubro de 2023, pelo site da Fiocruz. Ao final do curso, receberão certificado os participantes que tiverem frequência de até 75%. Inscreva-se aqui.
LEIA TAMBÉM