Muitas mulheres com carreiras brilhantes na ciência têm suas trajetórias pessoais ou profissionais ligadas ao Distrito Federal (DF). Já pensou ter em mãos um livro ilustrado contando essas histórias e poder compartilhá-las com colegas e familiares, aumentando a visibilidade das contribuições dessas pesquisadoras, valorizando cada vez mais o papel das mulheres na ciência e inspirando mais meninas a ingressarem na carreira científica? Esse livro ainda não existe, mas a Fiocruz Brasília vai produzi-lo junto com estudantes e professores(as) de escolas públicas do Distrito Federal (DF).
Esse é o objetivo da chamada 2024 do programa Mais Meninas na Fiocruz Brasília, anunciada em 11/2 e oficialmente lançada hoje (20/2). Dirigida a escolas públicas do Distrito Federal (DF), podem participar professores(as) e estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A chamada conta com a parceria da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e da Secretaria de Educação do DF, por meio da Gerência de Programas e Projetos Transversais (GPROJ). As inscrições estarão abertas até 11 de junho por meio de formulário eletrônico. Os(As) interessados(as) deverão produzir um texto e uma ilustração sobre uma pesquisadora – na ativa, aposentada ou já falecida, de qualquer área do conhecimento – cuja trajetória esteja ligada ao DF. Os trabalhos selecionados serão premiados.
Baseados em pesquisa documental, entrevistas, observação e/ou outros métodos, os textos (em Word) – originais e inéditos, no gênero perfil/biografia, em linguagem informal – deverão ter entre 4.000 e 6.000 caracteres com espaços, e apresentar os feitos científicos da pesquisadora, contextualização histórica e social, e outras informações e curiosidades que contribuam para a compreensão dos desafios e conquistas da cientista. De técnica livre (excluídas as produções com uso de inteligência artificial), as ilustrações (em PDF) deverão ter alta resolução, tamanho A4 e orientação vertical, contendo a figura humana da pesquisadora e outros elementos que identifiquem e contextualizem os estudos por ela realizados. Uma sugestão, para servir de referência, é conhecer o livro “Histórias para Inspirar Futuras Cientistas”, lançado em 2021 pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Todos os trabalhos deverão ser orientados por um(a) professor(a), responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição. E poderão ser desenvolvidos individualmente (por uma menina), em duplas (formadas por, pelo menos, uma menina) ou em trios (compostos por, pelo menos, duas meninas). As equipes – estudante(s) e professor(a) orientador(a) – deverão escolher uma cientista ligada ao DF e pesquisar sobre ela. No formulário de inscrição, além de anexar o texto e a ilustração, é necessário justificar a pertinência da escolha da cientista e informar os métodos de coleta de dados utilizados e as fontes consultadas. Todos esses aspectos serão considerados na avaliação.
Cada estudante poderá participar de somente um trabalho, mas um(a) mesmo(a) professor(a) poderá orientar até dez trabalhos. Conforme o regulamento, serão 15 trabalhos selecionados, sobre 15 pesquisadoras diferentes, que serão reunidos e publicados na forma de um livro – o primeiro volume da série “Histórias no DF para Inspirar Futuras Cientistas”. Em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), está previsto um evento de lançamento, na Fiocruz Brasília, com a presença dos(as) estudantes e professores(as) autores(as) e das pesquisadoras e/ou representantes.
Após o lançamento, os 15 trabalhos selecionados serão divulgados no Instagram da Fiocruz Brasília e os três mais votados pelos internautas serão contemplados com uma premiação extra, que garantirá a continuidade das atividades em 2025. Os(As) professores(as) orientadores(as) dos três trabalhos mais votados ganharão uma viagem para o Rio de Janeiro, onde conhecerão o Museu da Vida Fiocruz e outras iniciativas de divulgação científica da instituição. Aos(Às) estudantes autores(as) dos três trabalhos mais votados será ofertada uma programação diversificada de atividades de divulgação científica, ao longo de seis meses, com recebimento de bolsas de estudo no valor de R$ 300 mensais, que resultarão em um segundo volume da série “Histórias no DF para Inspirar Futuras Cientistas”. Também as escolas onde foram desenvolvidos os três trabalhos mais votados serão contempladas com uma atividade de divulgação científica, a ser construída junto com a Fiocruz Brasília, a partir de demandas e interesses da comunidade escolar.
Confira o regulamento: bit.ly/regulamento-maismeninas-fiocruzbrasilia-2024
Faça a inscrição: bit.ly/inscricoes-maismeninas-fiocruzbrasilia-2024
Mais informações: ascombrasilia@fiocruz.br
LEIA TAMBÉM