Nova diretora da Fiocruz Brasília toma posse

Fiocruz Brasília 22 de novembro de 2017


Generosidade, solidariedade, respeito e colaboração. Ao destacar a filosofia africana ubuntu, que trata da importância do relacionamento entre as pessoas e sobre o que é comum a todos, a nova diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, destacou a importância da integração como elemento central de sua gestão, que se inicia hoje. A cerimônia de posse foi realizada na manhã desta quarta-feira (22/11), no auditório da Fiocruz Brasília, e reuniu todos os trabalhadores e servidores da instituição.

A nomeação da nova diretora foi publicada no Diário Oficial do dia 20 de novembro. “Eu sou porque nós somos. Sigamos o nosso trabalho nos permitindo deixar e receber um tanto, reconhecendo que, como diria Guimarães Rosa, o que a vida quer de nós é coragem”, afirmou a diretora empossada, após apresentar parte da sua equipe. As pesquisadoras Denise Oliveira, Luciana Sepúlveda e Flávia Elias assumem, respectivamente, a Vice-Direção, a Direção Executiva da Escola Fiocruz de Governo e a Coordenação de Programas e Projetos da Fiocruz Brasília. O servidor Wagner Martins permanece no cargo de coordenador geral de Gestão e Integração Estratégica.

Representando a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Manoel Barral Netto, conduziu a cerimônia de posse. Ao destacar as características de Fabiana, como liderança e capacidade de motivação da equipe, “importantes para o desenvolvimento de um trabalho profícuo”, Barral ressaltou as semelhanças que a diretora possui com a própria presidente da Fiocruz. “Fabiana tem grande mérito, demonstrou isso nas atividades que tem feito e tenho plena certeza de que, pelas suas características, pelo tipo de trabalho que exerce, também terá bastante sucesso junto a vocês. Quer dizer, a Fiocruz Brasília tem uma equipe muito boa e tem uma pessoa com uma liderança firme, mas suave, que aliás, também nisso se parece com a nossa presidente”. 

Para o vice-presidente, essas características são importantes para que se tenha progresso e direção. “A liderança é necessária para que as instituições mantenham coesão e mantenham seu compromisso. E essa é uma característica importante da Fiocruz, o compromisso com SUS e com a saúde da população por meio da ciência, nosso eixo central”. 

Barral mencionou ainda a atuação da diretora nos anos em que esteve à frente da Escola Fiocruz de Governo. “Temos que expandir nosso compromisso com outras áreas e nesse esforço Fabiana está muito engajada. A consolidação da Escola de Governo para toda a Fiocruz se deve muito ao trabalho dela nesse período. Isso é extremamente importante”, acrescentou.

O crescimento e fortalecimento institucional da Fiocruz Brasília foi destacado pelo agora ex-diretor Gerson Penna, que também comentou o processo de escolha de Fabiana Damásio para o cargo de Direção. “Fabiana é uma pessoa que tem construído a instituição junto conosco, é da turma jovem, já da conquista dessa casa nessa nova sede. Tem participado da construção da instituição junto ao colegiado da Direção e com cada um de nós, e um dos resultados é o que vemos hoje aqui nesse auditório. Hoje somos quase 400 pessoas na força de trabalho, que demonstram esse processo de valorização das pessoas que estão aqui, indistintamente”.

Após fazer agradecimentos à presidente da Fiocruz, pela condução “firme e serena da Fiocruz”, a Gerson Penna, “pelo acolhimento, direcionamento, companheirismo e possibilidade de aprendizado diário” e à equipe da Escola Fiocruz de Governo, Damásio afirmou: “ao reconhecer as competências já instaladas aqui na unidade, bem como os seus potenciais de desenvolvimento, peço passagem a vocês para assumirmos juntos o desafio de enfrentarmos um cenário político adverso e de continuarmos a lutar pela consolidação dos objetivos institucionais da nossa unidade de forma digna e propositiva para a sustentação das políticas públicas, e para ampliação das ações efetivas no território de modo a reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida e de saúde da população”.

Juntos fazemos a diferença

O crescimento da Fiocruz Brasília foi destacado por Gerson Penna durante apresentação que sintetizou o período da sua gestão, entre os anos de 2011 e 2017. “Já fomos uma pequena sala que carimbava passaportes. De lá para cá, são 41 anos de história. Passamos por vários lugares e, nessa sede, inauguramos com um time de 131 trabalhadores. Deixamos a casa com 388, pela punjança de trabalho que temos construído juntos”. O gestor também destacou o aumento expressivo do número de servidores, por meio dos concursos públicos realizados, de recursos, orçamentos e de parcerias estabelecidas. 

Penna acrescentou: “disse no Conselho Deliberativo na última segunda-feira (20/11) que, quem conhecesse a Fiocruz Brasília, valorizasse a mensagem colocada na porta dos elevadores [‘Juntos fazemos a diferença’]. É exatamente isso que gostaria de fortalecer, que juntos somos mais fortes”.

Ao fazer os agradecimentos, Penna prestou uma homenagem a duas mulheres, representando toda a força de trabalho da Fiocruz Brasília, ressaltando a atuação de cada uma delas. “Vou homenagear duas mulheres, uma que dedicou a vida inteira ao setor saúde, e outra que faz silenciosamente seu trabalho, passando pelos corredores, e, quando a gente chega, está tudo limpo para a gente trabalhar. Gostaria de dar um abraço em cada um de vocês, mas ele será dado a essas duas mulheres”, disse, ao chamar Luciana Ribeiro e Isabel Ribeiro, lotadas na Direção e nos Serviços Gerais, respectivamente. 

A mensagem escrita na placa entregue, assinada por Gerson Penna, diz: “os nossos agradecimentos e o reconhecimento da Fiocruz Brasília, pelo profissionalismo, entrega e dedicação, por todos esses anos colaborando para o crescimento e a consolidação desta instituição. ‘A cada vitória alcançada ou obstáculo superado, sua lembrança estará presente. Obrigado por fazer parte da nossa história’”.

Penna atuará na Fiocruz Brasília vinculado a dois projetos: de Assessoria, diretamente vinculado à Presidência da Fiocruz; e relacionado a novos tratamentos para pessoas com doenças negligenciadas. A apresentação está disponível aqui

Nova Equipe

Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, é analista de Gestão em Saúde, ex-diretora executiva da Escola Fiocruz de Governo (EFG) e pesquisadora do Laboratório de Educação, Mediação Tecnológica e Transdisciplinaridade em Saúde (EFG/Fiocruz Brasília). É graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFB), e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Denise Oliveira, vice-diretora da Fiocruz Brasília, é pesquisadora, coordenadora do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura (Palin), coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Fiocruz Brasília. Tem mestrado em Ciência da Alimentação pela Universidade de Gand Belgica e em Ciências da Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em Antropologia da Alimentação pela Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales de Paris. Foi, ainda, diretora da Fiocruz Brasília entre 2002 e 2006.

Luciana Sepúlveda, diretora-executiva da Escola Fiocruz de Governo (EFG), é pesquisadora e ex-coordenadora do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs). É graduada em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem mestrado em Diploma de Estudos Avançados em Museologia e doutorado em Museologia pelo Muséum National D’histoire Naturelle da França, e pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pelo Smithsonian Institution dos Estados Unidos. 

Flávia Elias, coordenadora de Programas e Projetos da Fiocruz Brasília, é pesquisadora em Saúde Pública e ex-coordenadora do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias em Saúde da Fiocruz Brasília (Pepts). Lidera o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Saúde. Tem graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense, residência em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. É especialista em Gestão de Políticas Informadas por Evidências pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo.

Wagner de Jesus Martins, coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional, é analista de Gestão em Saúde e diretor de Planejamento Estratégico. Tem graduação em Ciência Econômica pela Sociedade Universitária Augusto Motta, especialização em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.


*Fotos Sergio Velho Junior