A Formação em Governança em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Institucionalidade das Políticas Públicas na cidade de Monapo, província de Nampula, em Moçambique teve início ontem, 21/09.
Promovido pela Fiocruz Brasília, por meio da Escola Fiocruz de Governo (EFG), o curso chega a esta nova etapa depois de uma semana na capital do país, Maputo. Durante os próximos sete dias, a coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Saúde Denise Oliveira e a diretora da EFG, Fabiana Damásio, vão trabalhar com 37 alunos, técnicos que atuam nas comunidades distritais; gestores de províncias e técnicos de organizações não governamentais nacionais e internacionais.
A diretora da EFG está formando sete técnicos de nível central conjuntamente com o curso para multiplicar o conteúdo pelo país. Na cerimônia de lançamento do curso em Monapo, a coordenadora do Palin, Denise Oliveira, integrou a mesa de abertura, que também contou com a presença da secretária Permanente de SAN da província de Nampula, Veronica Langa, e Pedro Daniel Dzucule, diretor provincial da Agricultura e Segurança Alimentar.
A realização do curso resulta de acordo firmado entre representantes do governo e da embaixada moçambicana, dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Relações Exteriores do Brasil e da Fiocruz (Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação; Centro de Relações Internacionais em Saúde e Fiocruz Brasília).
A abertura do curso chamou a atenção da imprensa local.Clique aqui para ouvir a reportagem produzida pelo jornalista de lá, Lote Sigauque.
Clique aqui para ler como foi a primeira etapa da formação, na cidade de Maputo.