O Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz Brasília, criado em 2016, desenvolve ações de pesquisa, formação, desenvolvimento de tecnologias inovadoras para governança da implementação e monitoramento de políticas públicas, mediações tecnológicas integrando arte, mídia e conhecimento e práticas de cuidados em saúde mental. A missão do Núcleo é fortalecer a atenção psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da articulação em rede de ações intersetoriais.
Para o desenvolvimento das ações de pesquisas, são estabelecidas parcerias com diversas universidades brasileiras: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, o Núcleo possui duas pesquisas aplicadas de caráter interdisciplinar, um processo formativo integrador da teoria e da prática nos territórios locais do SUS/GDF e ações conexas com o desenvolvimento de mediações para gestão e cuidado.
MEMÓRIAS DA SAÚDE MENTAL: COMUNICAÇÃO, CULTURA E DIREITOS HUMANOS
Pesquisa de vertente sócio histórica longitudinal que priorizou os dispositivos das políticas públicas contemporâneas de Saúde Mental em suas interfaces com a garantia de Direitos Humanos e registros audiovisuais da trajetória cotidiana de um grupo de trabalhadores/usuários que protagonizam o cuidado em liberdade na região sudeste do Brasil. Projeto de resgate, guarda e difusão de histórias de vida da Reforma Psiquiátrica brasileira que inclui narrativas dos formuladores de políticas públicas, trabalhadores da atenção psicossocial, representantes do legislativo, dos movimentos sociais e usuários da saúde mental. Balizado pelos princípios da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã, o acervo composto por fotografias e audiovisuais será disponibilizado publicamente em interface institucional (2020/2). Resultados parciais vem sendo apresentados em instalações multimídia, desde julho de 2018. Parceria interinstitucional com a TV Pinel (2017-20) e vínculo com a pesquisa de Avaliação do Programa de Volta para Casa.
Morar em Liberdade – Saiba mais aqui
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Formação na modalidade Latu sensu voltada para novos profissionais que atuarão na rede de atenção psicossocial, – visando a qualificação dos serviços de saúde mental por meio de ações de educação permanente. Atualmente, as práticas da Residência se concentram região norte do Distrito Federal e em Planaltina de Goiás. Parceria entre a Fiocruz Brasília, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde do Distrito Federal (DF) e territórios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE/DF).
Desenvolvimento de tecnologias para implementação e monitoramento de uma campanha de promoção da saúde com foco na tuberculose, composta por ações educativas e comunicacionais para a comunidade carcerária (profissionais de saúde e da área de segurança, apenados e familiares). Pesquisa aplicada sobre a recepção e eficiência da mensagem das ações comunicacionais. Parceria firmada pela Fiocruz (2017) com a Coordenação de Saúde do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança (Depen/MJSP) e cooperação técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (CGPNCT/MS).
https://www.facebook.com/prisoeslivresdetb/
Instagram: @prisoeslivresdetb
www.prisoeslivresdetb.com.br
PROJETO INOVA FIOCRUZ
O projeto realiza a articulação de três recursos no âmbito das estratégias de matriciamento em saúde mental na atenção básica, para o fortalecimento da produção colaborativa e do protagonismo de usuários e familiares dos Centros de Atenção Psicossocial – a construção de narrativas, a Gestão Autônoma da Medicação e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Essas ações vinculam-se a territorialidade do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fiocruz Brasília.
PARCERIAS
PLATAFORMA BRASILEIRA DE POLÍTICA DE DROGAS – PBPD
Rede para a atuação conjunta de organizações, coletivos e especialistas de diversos campos de atuação que busca debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e na redução dos danos produzidos pelo uso problemático de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação. O Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas integra a linha de Cuidado e Atenção da Plataforma desde 2019.
OBSERVATÓRIO DO CUIDADO
Plataforma virtual coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), comprometida com a valorização das experiências e aprendizagens dos atores envolvidos nos projetos formativos financiados pelo Ministério da Saúde. Esta parceria teve como primeiro produto a publicação de um número especial do periódico Cadernos do Cuidado, intitulada Projeto Percursos Formativos: Explorando as Fronteiras de Novos Possíveis no Cuidado em Saúde Mental.
PESQUISAS E PROJETOS FINALIZADOS
Pesquisa multiterritorial e multimétodos avaliou os efeitos do Programa de Volta para Casa (PVC) no processo de reinserção social de pessoas egressas de longos períodos de internação psiquiátrica. O PVC, instituído pela Lei no 10.708/2003, consiste em um auxílio pecuniário que pretende facilitar o processo de desinstitucionalização e reinserção social dos seus beneficiários. O estudo concentrou-se nas seguintes dimensões: o contexto e relações institucionais para criação e implantação do PVC; a mudança na vida das pessoas beneficiadas pelo PVC, principalmente aspectos da autonomia e contratualidade social; e o impacto sobre aspectos gerais da gestão do programa e o fortalecimento da política pública de saúde mental no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira. Como parte dos resultados da pesquisa, destaca-se a publicação de artigos na Revista Saúde e Sociedade (2019). https://www.scielosp.org/article/sausoc/2019.v28n3/11-20/
CURSO SEMIPRESENCIAL DE APERFEIÇOAMENTO SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA
Formação semipresencial de Aperfeiçoamento “Saúde e Segurança na Escola” (2019), ação intersetorial de saúde, justiça e segurança pública com foco na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida na escola e dos processos de aprendizagem. A abordagem dialógica concentrou-se na construção de estratégias de prevenção da violência e abuso de substâncias psicoativas. Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD) em parceria com a Fiocruz Brasília e com a Universidade de Brasília (UnB).
Parceria com a Gerência de Saúde Mental do Distrito Federal com financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para realização do estudo “Investigação sobre a implementação das estratégias de fortalecimento de protagonismo e garantia de direitos dos usuários nos CAPS” integrada ao escopo do Improving Program Implementation through Embedded Research – IPIER da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do DF para o fortalecimento da construção teórico-prática na formação dos profissionais em residência.
André Vinicius Pires Guerrero | andre.guerrero@fiocruz.br | (61) 3329-4515
Clarissa Cabral Carneiro Leite