A gente trabalha com diferentes temas da saúde o ano inteiro, e precisa cuidar da nossa saúde também! Nos meses de outubro e novembro, o foco é a prevenção aos cânceres de mama e próstata.
Mantenha hábitos saudáveis, faça seus exames e converse com um profissional de saúde.
A prevenção faz a diferença!
OUTUBRO ROSA
Outubro é o mês de conscientização à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é, na maioria das vezes, descoberto pelas mulheres de forma casual, sem a necessidade de uma técnica específica para que realizem o autoexame. Para facilitar a identificação, veja alguns sinais de alerta:
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de um câncer. É importante reforçar que a mamografia periódica de rastreio é recomendada com intervalo de dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Esse exame também pode ser feito periodicamente no caso das mulheres que têm recomendação médica, independentemente da faixa etária, se o profissional de saúde que faz o acompanhamento considerar necessário. O SUS oferece todo o suporte, incluindo prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento em casos de alterações.
NOVEMBRO AZUL
Já o mês de novembro tem como foco o câncer de próstata, que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.
A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).
Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:
Importante: Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.
As informações não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Em casos de suspeita, procure um especialista de sua confiança para avaliação.
Com informações do Ministério da Saúde