Por Laianny Efel / Ministério da Saúde
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de recenseadoras(es) no estado do Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal para atuarem no Censo de Força de Trabalho, no âmbito do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Ao todo serão ofertadas 67 vagas conforme o Edital nº 17/2024. A seleção é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), em parceria com a Fiocruz Brasília e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Clique aqui para ler o edital.
A iniciativa visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da análise detalhada e atualizada da distribuição, formação e competências da força de trabalho em saúde nos territórios, em especial o Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal nesta primeira etapa.
O Censo faz parte do Curso de Formação de Informação e Gestão do Trabalho em Saúde. No final do processo de formação, pessoas com o Ensino Médio receberão certificado de Formação Inicial e Continuada e pessoas com Graduação receberão certificado de Especialização Lato Sensu. Ao todo serão 5 módulos, o primeiro destes módulos será de caráter introdutório, contando com 48 vagas para o Distrito Federal e 53 para o Mato Grosso do Sul. Este módulo faz parte do processo de seleção, destas, 35 pessoas serão selecionadas para o Mato Grosso do Sul e 32 pessoas para o Distrito Federal. O restante ficará como cadastro reserva.
As inscrições para o processo seletivo ocorrerão de 30 de outubro a 11 de novembro e deverão ser realizadas exclusivamente online. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: censofts@fiocruz.br. Os selecionados receberão uma bolsa no valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais), dividida em três parcelas iguais de R$ 1.000,00 (mil reais) cada, mediante a entrega do produto designado.
Saiba mais – O Ministério da Saúde ao realizar o Censo da Força de Trabalho na Saúde pretende fortalecer o SUS com base na análise detalhada e atualizada da distribuição, formação e competências da força de trabalho em saúde no Brasil. Os dados coletados durante o Censo deverão contribuir para a elaboração de políticas públicas mais eficazes, substanciando na melhoria da gestão de pessoas, bem como no planejamento das ações em saúde nas três esferas. A expectativa é que o censo possa alcançar todo o país.
LEIA TAMBÉM