Durante o X Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (X EnconASA), realizado entre os dias 18 e 22 de novembro nas cidades de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), reafirmou sua parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).
O diálogo conduzido pelo pesquisador da Fiocruz Brasília e coordenador do PSAT, Jorge Machado, destacou a importância da mobilização e articulação com atores institucionais e comunitários. O objetivo é promover processos de formação-ação voltados para a saúde e segurança hídrica, fortalecendo Territórios Saudáveis e Sustentáveis por meio do manejo adequado das tecnologias sociais de estocagem de água, fortalecimento agroecológico e preservação dos bancos de sementes, vegetal e animal.
Desde 2015, o PSAT trabalha no fortalecimento de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Semiárido. O projeto firmado entre a Funasa e a Fiocruz foi realizado a partir da identificação, articulação e avaliação das agendas sociais territorializadas, permitindo o desenvolvimento de métodos, tecnologias, parâmetro e indicadores de caracterização e análise de experiências de cidades saudáveis, a serem validadas por meio da Rede de Territórios Sustentáveis e Saudáveis. Essas ações permitem a incidência política da Convivência com o Semiárido, em articulação entre movimentos sociais e organizações institucionais, para garantia dos direitos das populações do Semiárido.
Pela primeira vez sediado por dois territórios, o X EnconASA tem como tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, e marca os 25 anos de atuação da ASA, reunindo movimentos sociais, coletivos e organizações dos 10 estados do Semiárido brasileiro para o compromisso com a Convivência com o Semiárido.
Texto e fotos: Gabriel Maia/ Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat)
LEIA TAMBÉM