Gabriel Maia/ Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat)
O Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo, está participando do 13º Grito da Pesca Artesanal, evento promovido pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP). O evento, que reúne cerca de 800 marisqueiras, pescadoras e pescadores artesanais de 18 estados brasileiros, termina nesta sexta-feira, 22 de novembro.
Com o tema “Pescadores e pescadoras na luta!”, o Grito da Pesca Artesanal visa denunciar a violação dos direitos sociais das comunidades pesqueiras, fortalecer o diálogo com a sociedade e lutar por justiça climática, soberania alimentar e políticas públicas que garantam seus direitos. A programação inclui a grande Marcha da Pesca Artesanal, que ocorreu nesta quinta-feira (21), com concentração no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Tenda da Saúde: promoção de saberes e cuidado integral
Desde 2021, o PSAT mantém uma parceria com o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais para organização da Tenda da Saúde, um espaço dedicado ao acolhimento, triagem e atendimento em saúde, realizado por uma equipe mista composta por residentes e pescadores.
A ação na Tenda da Saúde valoriza práticas populares de cuidado, com ênfase no uso de medicinas tradicionais, como plantas medicinais, e no fortalecimento do cuidado integral. O espaço simboliza a interseção entre saúde, cultura e preservação ambiental, reconhecendo a pesca artesanal como uma atividade essencial para a alimentação saudável e a manutenção dos saberes tradicionais.
Reconhecimento e fortalecimento de políticas públicas
A participação do PSAT no Grito da Pesca Artesanal reforça o compromisso da Fiocruz com a implementação e fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Para o programa, essa aproximação é fundamental para compreensão de como o trabalho impacta o processo saúde-doença, além de fortalecer práticas sustentáveis e promover a justiça social.
O Grito da Pesca Artesanal é um espaço de luta e resistência, que valoriza a pesca artesanal como parte fundamental da soberania alimentar, justiça climática, e políticas públicas que tragam atenções às mudanças climáticas e os direitos das populações pesqueiras.
LEIA TAMBÉM