Para capacitar os profissionais de saúde com relação às melhores práticas de alimentação e nutrição, a Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC), lança o curso online “Conhecendo o Guia Alimentar para a População Brasileira”.
Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados no tema podem se matricular pelo link. O início é imediato e o curso é gratuito e autoinstrucional.
Com carga horária de 30 horas, o curso tem como objetivo reconhecer a importância do Guia Alimentar como norteador de ações e políticas públicas intersetoriais para a promoção da alimentação adequada e saudável nos territórios. Além disso, oferece materiais e estratégias direcionadas à prática cotidiana dos profissionais da saúde.
Sobre o Guia
O Guia Alimentar para a População Brasileira, foi lançado 2006 e apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a população. Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, fez-se necessária a apresentação de novas recomendações. A segunda edição do guia passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final.
De acordo com o Guia, a promoção da alimentação saudável é uma diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e uma das prioridades para a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros. Estar livre da fome e ter uma alimentação saudável e adequada são direitos humanos fundamentais dos povos.
O intuito do Ministério da Saúde e do Guia é orientar a todos como ter uma alimentação saudável e associar à prática regular de atividade física, como algo fundamental para uma boa saúde. A diretriz contribui para a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição como desnutrição, anemia e hipovitaminose, obesidade, diabetes e hipertensão.
Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.
SE/UNA-SUS, com informações do Ministério da Saúde e UFSC
LEIA TAMBÉM