Garantir um Sistema Único de Saúde (SUS) mais qualificado e eficiente passa pela capacitação contínua dos profissionais que atuam na linha de frente. Comprometida com essa missão, a Fiocruz Brasília celebrou a formatura de turmas de residência, mestrado e especialização da Escola de Governo. A cerimônia, realizada na manhã desta terça-feira (25), marcou não apenas o encerramento de uma etapa acadêmica, mas o início de novas trajetórias profissionais que irão fortalecer a saúde pública no Brasil.
A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira, reforçou a importância da trajetória de formação continuada dos profissionais. “O DNA da Fiocruz é de transformação e de construção do SUS. Buscamos um sistema forte, potente e transformador. Este é um momento de celebração, e tenho a convicção de que veremos muitos de vocês em outros eventos de conclusão de curso”, ressaltou.
Durante a cerimônia, coordenadores dos cursos e representantes de turma destacaram os desafios enfrentados, como a conciliação entre maternidade e estudos, o impacto da pandemia na formação, e o aprendizado adquirido ao longo da jornada. Entusiasmados, muitos ressaltaram como saem mais preparados e conscientes da importância do SUS e do cuidado com a população.
A importância de celebrar o percurso acadêmico dos formandos, reconhecendo os esforços e desafios superados ao longo da jornada foi lembrada pela diretora executiva da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, Luciana Sepúlveda. “A Fiocruz é uma das instituições não universitárias que mais oferta cursos de pós-graduação na área da saúde no Brasil. Além de fazer vacina e pesquisa de bancada, somos uma grande escola”, sublinhou.
Luciana também destacou o sentimento de pertencimento que os formandos desenvolvem ao longo da formação e a contribuição de cada turma para a instituição. “Cada turma que chega aqui deixa a sua marca. Vocês aprimoram nossa prática, nos constroem, e esperamos que aquilo que conseguimos oferecer tenha poder de transformação acadêmica e profissional, fortalecendo o SUS no enfrentamento dos desafios sociais, ambientais e sanitários dos locais onde vocês atuam”, completou.
A coordenadora-geral adjunta de Lato Sensu da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, Mariana Conceição, ressaltou a relevância da formação desses profissionais para o SUS. “Que vocês ganhem o mundo e levem todo esse aprendizado e missão da Fiocruz”, afirmou.
Ao todo, 166 profissionais concluíram a formação, sendo 51 na Especialização, 75 na Residência e 40 no Mestrado. Os cursos ofertados foram:
Acesse aqui o álbum de fotos da formatura.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube e pode ser assistido aqui.
LEIA TAMBÉM