Prezado@ estudantes, informamos que o servidor passará por uma manutenção programada hoje 25/03/2025, a partir das 17h, com previsão de retorno às 12h de amanhã, dia 26/03/2025. Durante esse período, o sistema poderá ficar indisponível. Agradecemos sua compreensão.
Informações do curso
Inscrições: 07/04 a 30/04/25
Encerra em 24 dia(s)!
Oferta: 06/05 a 30/09/25
Aguarde o início!
Vagas: 1000
Modalidade: A Distância (EAD) com 04 encontros síncronos em datas a definir
Nível: Atualização
Duração: 180 horas
Público-alvo
Médicos, Farmacêuticos e Enfermeiros que atuam no SUS.
Atividades
As atividades avaliativas consistirão em questionários que deverão ser respondidos ao final de cada aula, além de uma avaliação final ao término do curso.
Certificação
Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 75% em nota e frequência, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de conclusão.
Pré-requisito
Graduação em Medicina, Farmácia ou Enfermagem.
Desde 2006, com a publicação do Decreto nº 5.813, que instituiu a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SECTICS), tem empreendido esforços contínuos para garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.
Em consonância com as diretrizes da PNPMF e com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o DAF/SECTICS, em parceria com a Fiocruz Brasília, tem promovido ações para o fortalecimento da fitoterapia como prática integrativa e complementar em saúde. Como parte desse processo de qualificação dos profissionais da saúde e da ampliação do uso clínico qualificado dessas terapias no SUS, foi desenvolvido o curso Atualização em Fitoterapia: Aspectos Clínicos, voltado a médicos, farmacêuticos e enfermeiros.
O curso visa preencher lacunas formativas ainda existentes, oferecendo uma capacitação robusta para o manejo clínico, seguro e baseado em evidências dos fitoterápicos na prática assistencial.