Acontece nesta terça-feira (8/4), a Pré-Conferência Livre do Fórum Sindical Saúde, Trabalho e Direitos Humanos do Distrito Federal e Região. Este evento é um espaço para discutir questões mobilizadoras, fundamentadas nas vivências dos trabalhadores e trabalhadoras, além das pautas prioritárias relacionadas à saúde desses profissionais. Com apoio da Fiocruz Brasília, a pré-conferência começará às 9h e será realizada no auditório interno da unidade, com transmissão ao vivo pelo nosso canal no YouTube.
A pré-conferência é uma Conferência Regional dedicada ao debate e proposições para o Eixo 3 (Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social) da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontecerá em agosto.
As temáticas e propostas que serão debatidas na Pré-Conferência são baseadas em uma pesquisa do Fórum com quatro categorias de trabalho (bancários, enfermeiros, trabalhadores de limpeza urbana e motoristas de aplicativo/motoboys). Essas propostas servirão como insumo para uma enquete engajada e para uma cartografia crítica do trabalho no Distrito Federal e região. Essa ação está articulada com os Encontros Pedagógicos de Formação-Ação em Vigilância Popular em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O evento é aberto a todos os trabalhadores. As inscrições são necessárias tanto para a participação presencial quanto online: Inscreva-se aqui.
Fórum Sindical Saúde, Trabalho e Direitos Humanos do DF e Região
Em 2015, durante uma reunião do curso de formação sindical em saúde do trabalhador e da trabalhadora, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz, surgiu a ideia de unir diferentes setores para estudar, debater e criar ações em defesa da saúde do trabalhador, com o objetivo de resistir à opressão e à exploração. Com a participação de sindicatos, instituições públicas, universidades e movimentos sociais, o intuito era fortalecer pesquisas e políticas públicas voltadas para essa causa.
Esse coletivo tornou-se um importante espaço de discussão e ação para a defesa da saúde do trabalhador, promovendo resistência e transformação das condições de trabalho. O Fórum Intersindical de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi criado com o propósito de enfrentar o agravamento das relações de trabalho e suas consequências na saúde dos trabalhadores. Em Brasília, militantes sindicais, movimentos sociais, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Fiocruz estão à frente dessa luta.
Serviço:
Pré-Conferência Livre Regional – DF e Região – Eixo 3: Participação, Saúde, Trabalho e Território
8 de abril, terça-feira
9h às 18h
Auditório interno da Fiocruz – Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A
Brasília (DF)
*Com informações do Fórum Sindical Saúde, Trabalho e Direitos Humanos – DF e Região
LEIA TAMBÉM