Painel de Athos Bulcão na Fiocruz Brasília está na rota de aprendizagem sobre o escultor

Fiocruz Brasília 2 de junho de 2017


Última obra desenhada por Athos Bulcão, um painel de 25m de largura por 5m de altura, enfeita a parede externa do auditório da Fiocruz Brasilia.  Colunas do Palácio da Alvorada e curvas sinuosas flutuam nos azulejos, forma encontrada pelo artista para homenagear o centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrido em 15 de dezembro de 2007. Amigos de longa data, os dois foram parceiros em diversos projetos de integração entre arte e arquitetura. Desenhado entre 2006 e 2007, o painel tem 3.584 peças, de 20 x 20 cm, divididas em 64 módulos de 56 azulejos cada.


O painel é ponto de visitação turística e de estudos em Brasília. Recentemente, 50 alunos do curso ‘Athos e a Cidade’, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e realizado pela Fundação Athos Bulcão vieram conhecer a obra. O curso trata do patrimônio cultural de Brasília, utilizando como fio condutor as obras do artista, mestre da integração entre arte e arquitetura. Voltado para profissionais que trabalham com mediação de arte, turismo, educadores do ensino médio e fundamental, produtores culturais e outros profissionais da indústria criativa, a proposta do curso é aprofundar o conhecimento sobre a obra de Athos Bulcão e o patrimônio artístico de Brasília, e celebrar os 25 anos da Fundação.


No último dia 25 de maio, a Fundação Athos Bulcão iniciou o processo de restauro do painel e a previsão é que a obra terá a duração de 200 dias. A equipe de restauração  é coordenada pelo conservador e restaurador Wagner Matias.   De acordo com a Fundação, os danos provocados pela ação do tempo e por problemas na estrutura da parede na área externa da Fiocruz Brasília, onde está instalado o painel já foram mapeados e  cerca de 100 peças danificadas serão substituídas. Os técnicos também vão  refazer e limpar o rejunte e os azulejos para estabilizar a deterioração do painel e resgatar as características estéticas da obra. 


*Foto 1: Fundação Athos Bulcão – Rafaella Tamm
*Foto 2: Sérgio Velho Júnior