Participe do processo seletivo para a especialização em Comunicação em Saúde

Mariella de Oliveira-Costa 17 de janeiro de 2020


Mariella de Oliveira-Costa

 

As 30 vagas são destinadas a profissionais de comunicação, de saúde e outras áreas com interesse no tema

 

A Fiocruz Brasília, por meio da Escola Fiocruz de Governo, lançou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a chamada pública para seu novo curso de especialização, com o tema Comunicação em Saúde: fundamentos, práticas, agendas e desafios. O edital está disponível neste link e as inscrições serão realizadas entre os dias 09 e 11 de março.

 

O público alvo do curso é formado por profissionais de nível superior das áreas de Comunicação Social, Saúde e áreas correlatas interessados no tema.  A proposta é possibilitar o aperfeiçoamento das atividades profissionais, a partir das práticas, políticas, métodos, técnicas e instrumentos de comunicação em saúde. Para isso, a especialização será realizada de abril de 2020 a julho de 2021, com aulas às sextas-feiras e sábados pela manhã, na Escola Fiocruz de Governo, em Brasília, possibilitando a participação de quem está no mercado de trabalho e poderá, inclusive, realizar intervenções no seu ambiente cotidiano, a partir do conhecimento apresentado ao longo do curso.

 

A estrutura curricular aborda os conceitos de práticas de saúde, da comunicação em saúde, a saúde nas mídias, metodologia de pesquisa, o trabalho de conclusão de curso e também um módulo específico para formação dos alunos nas áreas de atuação da Fiocruz Brasília. Cada módulo conta com professores coordenadores de diferentes instituições além da própria Fiocruz, como a Universidade de Brasília, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde. Um dos módulos, de divulgação científica, será realizado online.

 

 

Para o coordenador do curso, Wagner Vasconcelos, esta iniciativa, inédita na Região Centro-Oeste, é importante e necessária para a qualificação do SUS.  “A realização desta especialização é simbolicamente importante por pelo menos três razões: por atender a uma demanda constante e crescente de capacitação no tema; por reconhecer o papel estratégico da comunicação para o desenvolvimento e consolidação do SUS, e por desafiar as assessorias de comunicação a ampliarem seus campos de atuação”, afirmou ele. Há mais de uma década, a Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília trabalha não só com a gestão da comunicação institucional, mas também em atividades de ensino e pesquisa, e já ofertou cursos de atualização, oficinas, cursos livres, eventos de formação e também uma disciplina no Mestrado Profissional em Políticas Públicas de Saúde, com o tema da Comunicação. Em 2006, apoiou a oferta de uma especialização no DF na área de Comunicação, organizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, no Rio de Janeiro. 

Clique aqui para acessar o edital com todas as etapas do processo seletivo.