Mariella de Oliveira-Costa
O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS) tem executado o Plano de Educação Permanente “Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em tempos de Covid-19”, para promover a troca de saberes entre os gestores da atenção primária à saúde no enfrentamento à pandemia, por meio de minicursos online.
No mês de setembro, serão realizados dois, com os seguintes temas: Diálogos APS e vigilância em saúde para o enfrentamento à covid-19 (10/9) e Gestão da informação na APS no planejamento e monitoramento das ações de enfrentamento às emergências sanitárias no DF (24/9). As atividades serão transmitidas online pelo YouTube no canal Qualifica APS.
Em agosto, foi realizado o primeiro webnário do Plano de Educação Permanente, com tema “O território na organização dos serviços e dos processos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal”. A atividade pode ser assistida neste link.
O Qualis-APS é resultado de parceria entre a Fiocruz Brasília, a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF). Até novembro, todos os webnários serão transmitidos pelo YouTube no canal Qualifica APS, e abordarão temas que refletem as necessidades de saúde do DF:
8/10: Trabalho das equipes de saúde bucal
22/10: O papel do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
5/11: Efeitos da pandemia em grupos com condições crônicas e em vulnerabilidade
19/11: Questões de saúde mental e socioeconômicas
O Plano de Educação Permanente “Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em Tempos de Covid-19” é específico para trabalhadores da saúde e residentes que atuam na gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) da SES/DF. As atividades são online e gratuitas,certificadas pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Os interessados podem fazer as inscrições aqui.