Pesquisa PSE: prorrogado até 20/10

Fiocruz Brasília 11 de outubro de 2024


O prazo para os gestores responderem sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) foi prorrogado até o dia 20 de outubro. Conhecer melhor o PSE, em especial sua gestão intersetorial, e suas diferentes realidades e estratégias, considerando suas dimensões federal, estadual e municipal. Coordenado pela Fiocruz Brasília a pesquisa quer ouvir os coordenadores do PSE das duas pastas – Saúde e Educação – em cada município participante. O questionário sobre o PSE estará disponível para os gestores municipais, que receberam uma mensagem do remetente redcap.brasilia@fiocruz.br contendo o link da pesquisa. O prazo final para responder é 20/10 (prazo prorrogado).

 

Para conhecer o PSE de ponta a ponta, é preciso ouvir o que os gestores municipais têm a dizer sobre o funcionamento dos grupos de trabalho intersetoriais, a realidade das escolas, a capacidade de executar o que é preconizado pelo PSE e atender às necessidades da comunidade escolar, o reconhecimento e a valorização do Programa, os recursos disponíveis e tantos outros aspectos. “É o momento de os gestores municipais serem escutados. Tudo aquilo que pensam sobre o PSE será considerado para melhorar o Programa”, destaca a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília e coordenadora do projeto, Luciana Sepúlveda. 

 

Como você pode contribuir para a pesquisa

Se você é o(a) gestor(a) responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE) no seu município, procure na sua caixa de e-mails uma mensagem de redcap.brasilia@fiocruz.br e não deixe de preencher o formulário da pesquisa. Se você não é o(a) gestor(a) municipal, também pode contribuir para o estudo. Se o seu município faz parte do Programa, procure os gestores municipais nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação e os incentive a responder! O seu incentivo pode ajudar não só a pesquisa, como também aproximar o PSE da população. 

 

O projeto “Pesquisa nacional de avaliação de efetividade da gestão intersetorial do Programa Saúde na Escola” conta com recursos do edital CNPq/DEPROS/SAPS/MS Nº 20/2021.

 

Leia também

Saúde na Escola: chegou a vez dos municípios