André Freire
Os 40 anos do Plano de Ação de Buenos Aires, considerado marco histórico de promoção e difusão do conceito de cooperação técnica entre países em desenvolvimento, é o tema da próxima sessão do X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, que será realizado na próxima quinta-feira, 11 de abril, 14 horas, no Auditório Interno da Fiocruz Brasília. O evento será transmitido em tempo real (clique aqui para ter acesso).
O diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e a coordenadora de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (Irel/UnB), Ana Flávia Granja e Barros, debaterão acerca da evolução da cooperação para desenvolvimento entre países do Sul Global.
A atividade é organizada pelo Nethis/Fiocruz Brasília. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As inscrições são gratuitas e os presentes recebem certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília. Inscreva-se aqui.
O Plano de Ação de Buenos Aires (PABA), elaborado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD) em Buenos Aires, na Argentina, estruturou os princípios sobre os quais a cooperação entre países em desenvolvimento tem se desenvolvido ao longo das últimas décadas. Leia aqui a íntegra do plano.
As sessões do Ciclo de Debates são gravadas e disponibilizadas na videoteca Nethis e no canal da Fiocruz Brasília no youtube.