Podcast orienta sobre os prejuízos à saúde causados pelos agrotóxicos

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Iporã/PR (representada por: Cooperativa EITA) 

 

Um podcast com seis episódios sobre temas relacionados aos impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental, abordando os prejuízos causados pelo modelo produtivo do agronegócio e discutindo a agroecologia como uma alternativa. Assim é o podcast O Negócio Tóxico do Agro, desenvolvido pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e voltado para agricultoras e agricultores, contemplando população camponesa, ribeirinha, indígena e quilombola. O primeiro episódio foi lançado em 24/02/2023.  

 

Os lançamentos são feitos nas plataformas Spotify, Deezer e Google Podcast, e divulgados nas mídias sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e nos grupos de WhatsApp da Campanha e parceiros. Após os primeiros lançamentos, a partir do feedback dos movimentos sociais do campo, os episódios passaram a ser incluídos também no YouTube, para facilitar o acesso das populações rurais que não têm familiaridade com os outros aplicativos. 

 

Os temas dos episódios são: como os agrotóxicos afetam nossa saúde; os impactos da pulverização aérea; mulheres e agrotóxicos; vigilância popular em saúde; o papel do SUS na proteção e notificação dos casos de intoxicação por agrotóxico; como realizar denúncias de violação de direitos relacionados aos agrotóxicos; o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos; o papel dos órgãos de vigilância e controle etc. 

 

O trabalho inclui pesquisa, produção, roteiros, captação de áudio, edição e divulgação. Além das ações que já vêm sendo feitas, depois que todos os episódios estiverem no ar, será feita uma avaliação para definir novas estratégias de longo prazo para a divulgação do material. 

 

Os episódios contam com entrevistas de pesquisadores e, também, de camponeses, representantes de movimentos sociais do campo e pessoas atingidas por agrotóxicos de todas as regiões do país. Para fortalecer a comunicação com esses públicos, os conteúdos do podcast estão sendo transformados em uma cartilha ilustrada, que será impressa (5 mil exemplares) e distribuída em atividades de formação da vigilância popular em saúde nos territórios mais afetados pelas disputas e exposição aos agrotóxicos. A cartilha levará a esses territórios informações sobre como ocorre a contaminação, quais os impactos na saúde, como se proteger e como denunciar.  

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá