Pós-Graduação da Fiocruz apoia o SUS com orientações em meio à pandemia

Nathállia Gameiro 13 de abril de 2020


Nesta terça-feira (14/4), às 10h, webinar apresentará iniciativa resultante de trabalho voluntário e coletivo

 

Nayane Taniguchi

 

A experiência e os resultados da produção de materiais sobre a covid-19 para auxiliar os profissionais de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS)  serão tema de  webinar nesta terça-feira (14/4), às 10h, na sala virtual da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). As ações vem sendo  realizadas conjuntamente pela Fiocruz Brasília e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Fiocruz, protagonizadas por estudantes de doutorado e pós-doutorado da instituição.

 

Com o formato de cartilhas, os materiais trazem desde recomendações gerais a específicas para gestores, informações para cuidados de crianças em situações de isolamento hospitalar, tópicos sobre cuidados paliativos e orientações aos profissionais de saúde, além de recomendações aos psicólogos para o atendimento online. Ao todo, serão elaboradas 10 cartilhas. 

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, é uma das participantes do grupo à frente da iniciativa, além do coordenador do Cepedes, Carlos Machado de Freitas e a pesquisadora da Fiocruz Débora Noal. Participam ainda as pós-doutorandas Fernanda Serpeloni e Michele Souza e Souza, e as doutorandas Daphne Rodrigues Pereira, Juliana Fernandes Kabad e Michele Kadri. Também colaboraram os pesquisadores externos Bernardo Dolabella Melo, mestre em Psicologia pela UFMG, e Carolyne Cesar Lima, mestranda em Saúde Global pela Universidade de Ghent.

 

Para participar do webinar, voltado para docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, é preciso acessar a sala virtual (clique aqui – Sala Virtual), disponível 30 minutos antes do início da atividade. O manual do usuário e os requisitos para usar o serviço estão disponíveis aqui. Em caso de dúvidas ou problema no acesso à sala virtual, é possível entrar em contato pelos telefones 0800 722 0216, pelo whatsapp (61) 9 9960 5971 ou pelo e-mail atendimento@rnp.br.

 

Saiba mais:

Covid-19 e saúde mental: cartilhas abordam cuidados paliativos e atendimento online

 

Cartilhas reúnem recomendações em saúde mental na pandemia