A psicóloga e pesquisadora Fabiana Damásio foi reconduzida ao cargo de diretora da Gerência Regional de Brasília (Gereb – Fiocruz Brasília), durante a cerimônia de posse do presidente reeleito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira. A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (4/4), na Praça Pasteur, ao lado do Castelo de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
A unidade brasiliense é vinculada à Presidência da Fiocruz. Fabiana está à frente da Direção desde novembro de 2017. Para esse mandato, a diretora destacou os principais desafios a serem superados: desigualdades sociais, emergências climáticas, fome, pobreza, racismo e todas as formas de violência.
“Que a nossa unidade siga firme cumprindo a sua missão por melhores condições de vida e saúde para a população brasileira. Precisamos cuidar do futuro dos jovens, mas também do presente das pessoas idosas, para que envelheçam com autonomia e dignidade. Queremos construir um país mais justo, plural, diverso e equânime”, sublinhou Fabiana Damásio.
A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise de Oliveira; a diretora da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, Luciana Sepúlveda; e pesquisadores da instituição também estiveram presentes à cerimônia de posse.
Mario Moreira é o 28º presidente da Fiocruz. Eleito com 81,8% dos votos válidos para o seu segundo mandato (2025-2028), a gestão de Moreira é a mais diversa em sua composição étnico-racial e de gênero da história da Fundação. Dos cargos de alta gestão, incluindo vice-presidentes e coordenações, 64% serão ocupados por negros. As mulheres serão maioria, ocupando 7 das 11 cadeiras.
Leia aqui a matéria na íntegra sobre a cerimônia de posse do presidente da Fiocruz, Mario Moreira.
Com informações da Fiocruz.