Por Karinne Viana/Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
Primeiro Encontro Distrital das Equipes de Consultório na Rua promove troca de experiências e busca por estratégias eficientes
A Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (NuPop), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), realizou, nesta quinta-feira (27), o 1º Encontro Distrital das Equipes de Consultório na Rua (eCR). O evento teve o objetivo de fortalecer e aprimorar o atendimento à população em situação de rua, promovendo a troca de experiências entre os profissionais da área.
O diretor de Áreas Estratégicas da Atenção Primária da SES-DF, Afonso Mendes, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da pasta com a ampliação e melhoria do serviço. “Atualmente, o DF conta com oito eCR. A ideia é expandir esse número para 12. O encontro permitiu a troca de saberes e a construção de um planejamento mais eficiente”, aponta.
Debates
Durante o encontro, os profissionais da pasta participaram de um levantamento dos temas prioritários para a qualificação do trabalho das eCR. Em um momento de reflexão e troca de ideias, foram definidos os principais desafios enfrentados no atendimento, que servirão como base para futuras capacitações. O evento também contou com um espaço para discussão sobre os próximos passos da iniciativa e formas de fortalecer a integração entre diferentes setores no atendimento a essa população.
A enfermeira da eCR da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, Léa Graziela Melo foi uma das participantes do encontro. Segundo a servidora, é essencial aproximar as equipes das diferentes regiões, especialmente diante do aumento da população em situação de rua. “Precisamos conhecer as diferentes realidades. Dessa forma, poderemos oferecer um atendimento verdadeiramente integral, tanto físico quanto mental”, avalia.
As atividades foram conduzidas pela equipe do Polo Descentralizado do DF, do Colaboratório Nacional Pop Rua – um projeto do NuPop/Fiocruz Brasília. O grupo atua no desenvolvimento de estratégias para qualificação dos serviços voltados às pessoas em situação de rua, além de incentivar o controle social e a inclusão desses indivíduos nos debates sobre políticas públicas.
Para Mayara Cristina, pesquisadora do NuPop/Fiocruz Brasília, o Encontro oportunizou o acolhimento e a escuta de cada equipe do Consultório na Rua do DF, com o objetivo de uma construção conjunta de uma agenda de educação, compartilhando a nível nacional, focando nas trocas de boas práticas e no alinhamento ao atendimento da pessoa em situação de rua.
“O Colaboratório Nacional Pop Rua é o elo que une as equipes, trabalhadoras e os trabalhadores, sociedade civil e pessoas em situação de rua, esse foi o primeiro passo que o Colaboratório deu, visando à integração, o trabalho inter e intrasetorial, e a formação das pessoas que atuam diretamente com a população em situação de rua”, afirma Mayara.
Busca ativa
O Consultório na Rua é composto por equipes multiprofissionais, que incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos em saúde bucal e cirurgiões-dentistas.
Esses profissionais desenvolvem ações itinerantes para garantir atendimento à população em situação de rua. Quando necessário, o trabalho é realizado em parceria às equipes das UBSs, ampliando o alcance e a efetividade do serviço.
Clique aqui para ver mais imagens do º Encontro Distrital das Equipes de Consultório na Rua (eCR).
Com edição da Ascom da Fiocruz Brasília.