Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis)
Inaugurado em 28 de julho de 2010, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) promove reflexões sobre a confluência de três campos científicos e de atuação profissional: a bioética, a diplomacia e a saúde pública. Sua concepção interdisciplinar reflete a progressiva importância da saúde no cenário das relações internacionais orientadas por valores bioéticos.
Leia o Termo de Referência do Núcleo de Estudos.
Com intuito de fomentar e fortalecer o debate de ideias em torno das questões situadas na interface dos três campos científicos, o Nethis desenvolve atividades educacionais, estudos e pesquisas, como também organiza e mantém uma biblioteca virtual em saúde e uma videoteca.
ATIVIDADES EDUCACIONAIS
Ciclo de Debates do Nethis
Catalisa discussões abrangentes e integradas dos desafios contemporâneos na interface entre a bioética, a diplomacia e a saúde pública. Com periodicidade mensal, os debates contam com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. É um espaço enriquecedor, onde a comunidade acadêmica e demais interessados, há mais de 10 anos, têm a oportunidade de estimular diferentes perspectivas e ideias.
Disciplinas de Pós-Graduação
No Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, o Nethis coordena duas disciplinas:
Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional
De acordo com a agenda semestral do Ciclo de Debates do Nethis, a disciplina discute diferentes temas com uma abordagem interdisciplinar e integradora das dimensões conceituais, políticas e operacionais das esferas de saber e prática da saúde pública, da bioética e das relações internacionais, a partir de três conceitos-chave: as desigualdades em saúde; a acepção de desenvolvimento ou progresso; e as motivações para a cooperação internacional.
Saúde Internacional e Direitos Humanos
Ao estudar as interfaces entre os direitos humanos e a saúde, a disciplina desenvolve uma dinâmica de reflexões teóricas e práticas sobre as dimensões éticas da saúde internacional. Aborda o estado da arte da saúde internacional, incluindo os atores e os processos existentes na governança global da saúde, de forma a possibilitar a reflexão sobre a formulação e a decisão de políticas públicas internacionais a partir dos conceitos básicos da teoria deliberativa.
Além das disciplinas que integram a grade curricular do PPGPPS da Fiocruz Brasília, o Nethis desenvolve outras atividades educacionais. Conheça todas as atividades.
ESTUDOS E PESQUISAS
Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia)
Realiza atividades destinadas a subsidiar estratégias que ampliem o acesso e promovam a equidade no contexto da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS). É um projeto interinstitucional do Nethis compartilhado com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (Cepedisa/USP) e com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (DSC/UnB). Saiba mais aqui.
Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Identifica e analisa medidas de regulação de outros países, como também acompanha resoluções emitidas por organismos internacionais a fim de oferecer subsídios para o aperfeiçoamento de políticas públicas direcionadas à regulação de álcool, agrotóxicos, alimentos ultraprocessados e tabaco. Visite a página do Observatório.
Observatório sobre Doenças Negligenciadas
Por meio da promoção de iniciativas colaborativas com outros centros de estudos congêneres, no Brasil e no exterior, busca aprofundar as reflexões e os debates de um ideário de equidade e justiça na formulação de políticas públicas sobre doenças negligenciadas. Leia o termo de referência.
Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas (OICH)
Atua como dinamizador de trabalhos em rede voltados para a produção e a difusão de conhecimentos que contribuam para o processo de responsabilização social alinhado à acepção do desenvolvimento humano integrado ao crescimento econômico, com indispensável conjugação entre o fomento às capacidades humanas no conjunto da população e o fomento às capacidades de Estado. Conheça.
Coordenação
Equipe:
Manoel de Araújo Amorim
Alexandra Borda de Abranches
André Freire
Bruna Yara Nascimento Moussounda
Silvana Andrade
Rafael S. G. A. Morais
João Victor Viegas
Isabela de Sousa Mendes
Contato: nethis@fiocruz.br | (61) 3329-4661