Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis)

 

Inaugurado em 28 de julho de 2010, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) promove reflexões sobre a confluência de três campos científicos e de atuação profissional: a bioética, a diplomacia e a saúde pública. Sua concepção interdisciplinar reflete a progressiva importância da saúde no cenário das relações internacionais orientadas por valores bioéticos.

 

Leia o Termo de Referência do Núcleo de Estudos.

 

Com intuito de fomentar e fortalecer o debate de ideias em torno das questões situadas na interface dos três campos científicos, o Nethis desenvolve atividades educacionais, estudos e pesquisas, como também organiza e mantém uma biblioteca virtual em saúde e uma videoteca.

 

ATIVIDADES EDUCACIONAIS

 

Ciclo de Debates do Nethis

Catalisa discussões abrangentes e integradas dos desafios contemporâneos na interface entre a bioética, a diplomacia e a saúde pública. Com periodicidade mensal, os debates contam com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. É um espaço enriquecedor, onde a comunidade acadêmica e demais interessados, há mais de 10 anos, têm a oportunidade de estimular diferentes perspectivas e ideias.

Confira a agenda de debates.

 

Disciplinas de Pós-Graduação

No Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, o Nethis coordena duas disciplinas:

 

Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional

De acordo com a agenda semestral do Ciclo de Debates do Nethis, a disciplina discute diferentes temas com uma abordagem interdisciplinar e integradora das dimensões conceituais, políticas e operacionais das esferas de saber e prática da saúde pública, da bioética e das relações internacionais, a partir de três conceitos-chave: as desigualdades em saúde; a acepção de desenvolvimento ou progresso; e as motivações para a cooperação internacional.

 

Saúde Internacional e Direitos Humanos

Ao estudar as interfaces entre os direitos humanos e a saúde, a disciplina desenvolve uma dinâmica de reflexões teóricas e práticas sobre as dimensões éticas da saúde internacional. Aborda o estado da arte da saúde internacional, incluindo os atores e os processos existentes na governança global da saúde, de forma a possibilitar a reflexão sobre a formulação e a decisão de políticas públicas internacionais a partir dos conceitos básicos da teoria deliberativa.

 

Além das disciplinas que integram a grade curricular do PPGPPS da Fiocruz Brasília, o Nethis desenvolve outras atividades educacionais. Conheça todas as atividades.

 

ESTUDOS E PESQUISAS

 

Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia)

Realiza atividades destinadas a subsidiar estratégias que ampliem o acesso e promovam a equidade no contexto da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS). É um projeto interinstitucional do Nethis compartilhado com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (Cepedisa/USP) e com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (DSC/UnB). Saiba mais aqui.

 

Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Identifica e analisa medidas de regulação de outros países, como também acompanha resoluções emitidas por organismos internacionais a fim de oferecer subsídios para o aperfeiçoamento de políticas públicas direcionadas à regulação de álcool, agrotóxicos, alimentos ultraprocessados e tabaco. Visite a página do Observatório.

 

Observatório sobre Doenças Negligenciadas

Por meio da promoção de iniciativas colaborativas com outros centros de estudos congêneres, no Brasil e no exterior, busca aprofundar as reflexões e os debates de um ideário de equidade e justiça na formulação de políticas públicas sobre doenças negligenciadas. Leia o termo de referência

 

Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas (OICH)

Atua como dinamizador de trabalhos em rede voltados para a produção e a difusão de conhecimentos que contribuam para o processo de responsabilização social alinhado à acepção do desenvolvimento humano integrado ao crescimento econômico, com indispensável conjugação entre o fomento às capacidades humanas no conjunto da população e o fomento às capacidades de Estado. Conheça.

 

Coordenação

José Paranaguá de Santana

 

Equipe:

Roberta de Freitas Campos

Eduardo Hage

Felix Rigoli

Natan Monsores

Gerson Oliveira Penna

José Agenor Álvares

Roberto Passos Nogueira

Manoel de Araújo Amorim

Alexandra Borda de Abranches

André Freire

Bruna Yara Nascimento Moussounda

Silvana Andrade

Rafael S. G. A. Morais

João Victor Viegas

Isabela de Sousa Mendes

 

Contato: nethis@fiocruz.br | (61) 3329-4661

 

Os comentários estão desativados.