PSAT realiza 3º Encontro do Curso Livre e Especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres

Fiocruz Brasília 26 de maio de 2024


PSAT/Fiocruz Brasília

 

A 3ª etapa do Curso Livre e Especialização em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres foi realizada nos dias 24 e 25 de maio. As atividades ocorreram presencialmente na Fiocruz Brasília, com carga horária de 8 horas diárias, e  iniciaram no jardim da Fiocruz Brasília, com troca e acolhimento das educadoras e das cuidadoras populares Dona Luiza Maria, do Rio de Janeiro, e Dona Marlene, de Minas Gerais, ambas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 

Esse momento foi marcado por uma experiência sensorial em um ambiente tranquilo, em meio à natureza, com o calor e a luz dos primeiros raios de sol. As educadoras proporcionaram ensinamentos ancestrais de cuidado com massagens umas nas outras e aplicação da prática de reflexologia, com toques em pontos específicos do corpo das mulheres. Cada ponto e cada movimento foi explicado por Dona Marlene e Dona Luiza, destacando sua função na saúde da mulher. Esse foi o momento, também, de aplicarem óleos essenciais, como o de alecrim, fitoterápico com a função de trazer alegria, energia vital, concentração e limpeza da mente, para que todas tivessem um restante do dia de aula produtivo. 

Após o acolhimento com Dona Luiza e Dona Marlene, houve um café da manhã coletivo com a contribuição de cada uma das participantes do curso. Em seguida, ocorreram discussões de artigos lidos e filmes assistidos pelos Núcleos de Ação Educativa (NAEs), conduzidas pelas educadoras Kátia Souto, Ivânia Pereira e Cláudia Araújo. As temáticas centrais foram Direitos Humanos, Saúde da Mulher e Participação Social. 

Na noite de sexta-feira, a Escola de Governo Fiocruz-Brasília foi palco do Sarau Cultural, um momento de partilhar os aprendizados. As atividades dessa dinâmica buscaram promover a formação-ação em saúde por meio de diálogos influenciados pelos determinantes sociais, ambientais, culturais, econômicos e sociais, abordando também questões de gênero, raça e classe. 

Cada NAE apresentou suas reflexões, intervenções e criações sobre obras literárias de diversas autoras latino-americanas. Eles receberam uma autora específica e preparou um resumo de suas leituras para a apresentação. As autoras destacadas foram: Lina Meruane (NAE Ponciá), Samanta Schweblin (NAE Caliandra), Guadalupe Nettel (NAE As Carolinas), Cristina Peri Rossi (NAE Donas Ivone Lara), Gioconda Belli (NAE 5), Laura Restrepo (NAE Apoena), Isabel Allende (NAE Girassóis) e Teresa Cárdenas (NAE Saia). Elas compartilharam suas descobertas, desafios e os apoios que encontraram ao longo de suas jornadas literárias, enriquecendo ainda mais a troca cultural e educacional entre os grupos. 

  

SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO E CURSO LIVRE 

O objetivo da Especialização e Curso Livre em Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde da Mulher é contribuir para a produção e reprodução da vida nos territórios, focando nas intersecções entre gênero, raça e classe, e promovendo uma abordagem integrada e participativa na promoção da saúde das mulheres.