Alexandre Penido (Qualis-APS)
O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis-APS) vem tomando espaço no desenvolvimento de ações para a melhoria da gestão e dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Criado há três anos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o programa articula ações de avaliação e de capacitação de profissionais da gestão e das equipes de saúde da família, saúde bucal e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
Atuante nesses três anos, o Qualis-APS tem uma proposta inovadora ao desenvolver suas ações de forma participativa, contando com as experiências e o conhecimento dos trabalhadores, gestores e representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde no Distrito Federal. O Programa funciona numa parceria entre a SES-DF, a Fiocruz Brasília e a Universidade de Brasília (UnB) e busca, diariamente, fortalecer os serviços prestados na atenção primária no DF, articulando ações em três eixos: avaliação dos serviços prestados pela atenção primária; oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento para os profissionais; produção e divulgação de conhecimentos sobre o sistema de saúde do DF.
Esse conjunto permite evidenciar as potências e as dificuldades e trazer maior clareza dos problemas para que as equipes assistenciais e de gestão possam planejar e melhorar a sua atuação na atenção à saúde da população do Distrito Federal. Principalmente, pelo entendimento de que a Atenção Primária é a porta de entrada para os cuidados com saúde, sendo responsável por solucionar 80% dos problemas que chegam diariamente às unidades de saúde. Além de promover ações de saúde individuais, familiares e da comunidade que envolvem promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Para garantir o fortalecimento da APS no Distrito Federal, o Qualis-APS elaborou e implantou o processo de autoavaliação dos serviços em saúde, iniciado por um diagnóstico da estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa foi fundamental para identificar os principais gargalos que atingem o dia-a-dia desses profissionais na assistência e na gestão local. Após esse diagnóstico inicial, as equipes e os gestores de saúde elaboraram os seus Planos de Ação para a Qualidade (PAQ), visando a mapear as ações e medidas que precisam ser colocadas em prática para tornar ainda melhor a qualidade da atenção à saúde no DF.
Pela primeira vez, equipes de avaliadores, contratadas por intermédio do programa, visitaram todas as UBSs em atividade no Distrito Federal para levantar informações junto aos gestores locais, profissionais de saúde e usuários das Regiões de Saúde do DF, para aprimorar a oferta e a gestão dos serviços de saúde da APS.
A ação resultou na avaliação das 603 equipes de saúde da família (eSF), 100 Gerências de Serviços de Atenção Primária (GSAP), 286 equipes de saúde bucal (eSB) e 4.025 usuários atendidos na Atenção Primária à Saúde das 165 UBS do DF, participantes do Programa.
A estratégia do Programa Qualis-APS é permanente e atuante em todos os temas que auxiliam no aperfeiçoamento do atendimento prestado na atenção primária à população do DF, e um fator importante para alcançar esse crescimento é o fortalecimento da educação em saúde.
Sabendo disso, o Qualis-APS desenvolveu seis oficinas de Educação Permanente em Saúde atendendo a todas as Regiões de Saúde do Distrito Federal. A iniciativa buscou identificar as necessidades de qualificação que surgem na dinâmica e no dia-a-dia do trabalho e dos trabalhadores.
Por meio do curso de aperfeiçoamento em Estratégia Saúde da Família, 2.200 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal estão sendo capacitados para qualificar o atendimento e aperfeiçoar o conhecimento com base nas novas diretrizes técnicas e políticas propostas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além dos profissionais das equipes de saúde, o Programa também qualifica o quadro de gestores da APS-DF. Ao todo, mais de 150 servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal participam do Curso de Especialização em Gestão da Estratégia Saúde da Família. A ação prevê o desenvolvimento de competências que promovam uma gestão eficiente, sensível, resolutiva e articulada à Rede de Atenção à Saúde (RAS), visando à melhoria do processo de trabalho e do cuidado em saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família.
Pensando ainda em difundir todas as estratégias para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, o programa Qualis-APS também investe na comunicação por meio das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). Nelas, são divulgadas as principais ações realizadas e a participação desses profissionais durante as atividades do programa. A ação tem um potencial importante para promover o conhecimento e o desenvolvimento das ações e mostrar como o Programa está chegando nas Regiões de Saúde.
Nos últimos 352 dias, o Qualis-APS, por intermédio das redes sociais, alcançou mais de 23 mil pessoas no Instagram e 2,3 mil pessoas no Facebook. Atualmente, o programa é seguido por 2.151 pessoas no Instagram e 188 pessoas no Facebook. As informações divulgadas nas redes alcançaram 17.316 internautas no Instagram.
Saiba mais
Fiocruz Brasília integra projeto para melhoria da atenção primária à saúde do DF