Sheila Souza (Qualis APS)
O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS), iniciou neste mês de dezembro a rodada de Oficinas Regionais preparatórias do 2º ciclo avaliativo com a participação das equipes da Estratégia Saúde da Família; de Saúde Bucal; Gerências de Serviços da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi organizada pela equipe de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), que compõem o Qualis-APS, sob a coordenação da professora Claudia Mara Pedrosa.
O objetivo é avaliar, com os atores envolvidos, como foi o primeiro ciclo do Qualis-APS, para que seja possível aprimorar os processos para o início do segundo ciclo, assim como apoiar as regiões que apresentaram dificuldades e demandas específicas para implementação da sistemática de avaliação no primeiro ciclo.
A oficina dividiu os participantes em grupos focais e salas interativas. O objetivo dos grupos focais era de apreender a percepção acerca da organização dos processos de trabalho nas regiões de saúde. As salas interativas visavam proporcionar aos participantes o debate sobre os padrões de qualidade que orientam a autoavaliação das equipes da APS do DF.
“Essas oficinas servirão para compreendermos melhor como foi a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação e do plano de ação para a qualidade (PAQ). Para nós, equipe da UnB, que formulamos toda a estrutura metodológica da sistemática de avaliação participativa, é fundamental para garantirmos que os profissionais se beneficiem de fato do Programa Qualis-APS. A inclusão dos usuários possibilita ampliar a escuta sobre o que estes esperam de uma atenção primária de qualidade para elas, eles e seus familiares.”, afirmou Claudia Pedrosa.
A organização do encontro em pequenos grupos permitiu aos participantes ter uma troca de experiências sobre os serviços e um olhar aprofundado das práticas adotadas no 1º ciclo do Qualis-APS, além da adoção de uma visão crítica acerca dos resultados obtidos em 2022.
“A melhoria contínua dos processos de trabalho para a oferta de uma atenção à saúde de qualidade demanda momentos ininterruptos de participação e escuta de quem realmente vivencia e acessa a APS. Somente assim, podemos, na dinâmica dos territórios, adequar e ajustar as ferramentas propostas para o Programa, de modo que contemplem as reais necessidades do DF”, finalizou.
Confira abaixo os depoimentos de alguns participantes:
“O evento realmente superou as minhas expectativas! Foi muito bom, desde o acolhimento inicial, até o desenvolvimento dos temas. Conseguimos discutir muitos processos de trabalho que foram realizados ao longo de 2022. E já estamos nos planejando para o próximo ano. Creio que o Qualis-APS veio para ficar, pois nos ajuda a pensar a gestão, além de qualificar nossos processos de trabalho.”
(enfermeiro e gerente UBS Ceilândia)
“O evento foi muito importante pois colaborou para ampliar a visão de gestão e de avaliação dos instrumentos. Acredito que trouxe motivação tanto para os gestores, quanto para as equipes. Além disso, veio num momento oportuno.”
(gerente UBS de Brazlândia)
“O encontro foi de suma importância pela troca de saberes. Tivemos aqui a oportunidade de pontuar nossas dificuldades e qualidades na prestação dos serviços na APS. Pudemos refletir de maneira crítica sobre o que conseguimos realizar em cada uma das ações. Isso foi muito significativo.”
(enfermeira UBS de Santa Maria)
“Esse encontro do Qualis foi bastante rico para toda minha equipe. Conseguiu envolver todos para conhecer as partes do processo de trabalho, isso é interessante porque fortalece as formas de fazer, sabendo todos os lados, podemos qualificar o serviço.”
(supervisora UBS do Gama)
“Esse é o primeiro evento do Qualis que eu participo, pois estou na gestão há menos de dois meses, e ainda me inteirando do que é o Programa. Mas foi muito enriquecedor ter contato com a experiência dos outros colegas da região oeste. Ouvir a experiência deles em todo esse circuito, saber como eles enxergam essas mudanças, isso me animou bastante. Já estou querendo saber mais sobre o Qualis, foi tudo realmente muito válido.”
(gerente UBS de Ceilândia)
Fotos: Sheila Souza