Alexandre Penido (Qualis APS)
O programa Qualis APS, fruto de parceria entre Fiocruz Brasília, Secretaria de Saúde do DF e a Universidade de Brasília (UnB), vai a campo para fortalecer ainda mais as práticas de Educação Permanente nas Regiões de Saúde do Distrito Federal. As primeiras localidades a receberem a oficina de Educação Permanente são a Região Oeste e Norte de Saúde. O encontro será uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre estratégias de implementação e fortalecimento dos elementos pedagógicos do processo educacional entre gestores e profissionais de saúde envolvidos com a temática. Essa já é a terceira de um conjunto de seis oficinas que estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES/DF) para aprimorar o atendimento da Atenção Primária à Saúde. Na Região Oeste, será realizada no dia 5 de outubro de 2022, na Universidade de Brasília, campi de Ceilândia. Já no dia 6 de outubro quem recebe a oficina é a Região Norte, no auditório da Clínica da Família de Sobradinho II.
Com esta ação, a SES/DF pretende continuar investindo na manutenção da Educação Permanente dos profissionais de saúde. Este processo formativo é uma das formas de garantir o funcionamento qualificado do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento dos serviços e ações de saúde da Atenção Primária à Saúde.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um dispositivo de formação que deve fazer parte do dia-a-dia do trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde. Ela deve integrar o processo de trabalho em saúde para que tudo funcione da melhor forma possível, detectando os problemas e buscando soluções. A EPS amplia e qualifica o acesso de pessoas aos serviços de saúde disponíveis, promove a valorização dos profissionais em suas práticas e propicia qualidade na oferta de ações e serviços aos usuários, famílias e comunidades.
PROGRAMAÇÃO
Leia mais:
Fiocruz Brasília integra projeto para melhoria da atenção primária à saúde do DF
EGF: uma educação baseada na vivência