Entre os dias 27 e 29 de novembro você vai conhecer a “Stella”, que é um sistema de tratamento e estimulação para a recuperação do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A solução será apresentada durante a Feira de Soluções para a Saúde, que será realizada na capital federal.
O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico. A enfermidade traz uma série de desafios físicos, emocionais e cognitivos, que muitas vezes comprometem a capacidade do paciente de viver uma vida normal.
A Stella oferece uma abordagem personalizada para ajudar pessoas acometidas por um AVC a recuperar a funcionalidade e qualidade de vida, pavimentando o caminho para um retorno à normalidade. Stella é o resultado de pesquisas e inovação na área de sistemas nervosos artificiais, representando um marco significativo na interseção entre a medicina e a tecnologia. E com o uso de recursos da inteligência artificial pretende proporcionar um suporte abrangente aos pacientes, auxiliando na recuperação e proporcionando uma vida mais próxima do normal após um AVC. Para o idealizador do projeto, Arthur Neres, a Stella incorpora uma série de tecnologias avançadas e recursos essenciais podendo ser um grande avanço para medicina no campo da neurociência.
Este projeto e outras iniciativas inovadoras estarão na Feira de Soluções para a Saúde, que será realizada pela Fiocruz Brasília em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Acesse o site da Feira e confira a programação: feira.agora.fiocruz.br